Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
Qualidade de Vida no Trabalho: 5
Conceito de clima organizacional 8
Metodologia de implantação de Pesquisa de Clima Organizacional para diagnóstico de QVT. 11
Metodologia simplificada de implantação de pesquisa de clima organizacional 15
Conclusões 16
Referências 17
Histórico da Empresa 19
Metodologia 20

INTRODUÇÃO

Oambiente empresarial tem se tornado mais competitivo nas últimas décadas, aumentando seu grau de complexidade, e gerando incertezas quanto ao futuro e exigindo rápidas mudanças nas organizações e seus componentes. Independente da conjuntura em que esteja inserida ou das suas características internas, as organizações devem desenvolver estratégias destinadas à melhoria do seu desempenho e da sua capacidadecompetitiva. Neste sentido, pelo menos no discurso empresarial, observa-se uma valorização das pessoas na organização, no sentido de atentar para questões relacionadas à Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho.

Infelizmente nem todos percebem as pessoas como essenciais para a estratégia organizacional e como fonte de diferencial competitivo, e geralmente não atentam para as condições daQVT, muitas vezes precárias, a que as pessoas estão submetidas.

Neste trabalho serão evidenciados os fatores relacionados ao clima organizacional que contribuem para a geração de um ambiente de trabalho motivador para a organização, levantando os fatores condicionantes para identificar a Qualidade de Vida no Trabalho. Neste artigo objetivamos explorar a evolução e o estado atual daQualidade de Vida no Trabalho, relacionando-a com a Qualidade de Vida (QV), sem a pretensão de esgotar o assunto, mas sim de proporcionar mais uma oportunidade de reflexão sobre o mesmo e propor uma metodologia, de forma simplificada, de implantação de pesquisa de Clima Organizacional com intuito de criar subsídios para a gestão da QVT.

Qualidade de Vida no Trabalho:

Segundo Rodrigues(1991) apud Julião (2001) o termo Qualidade de Vida no Trabalho surgiu em 1950 com estudo de Eric Trist, para designar experiências calcadas na relação indivíduo-trabalho-organização, com base na reestruturação da tarefa, para deixar o trabalho menos árduo, cansativo e monótono.

O tema Qualidade de Vida no Trabalho vem, a cada dia, ganhando destaque nos meios acadêmicos e organizacional. Osprogramas de Qualidade de Vida e Promoção da Saúde nos ambientes de trabalho estão se tornando parte integrante da cultura organizacional, sendo discutidos nos últimos anos do ponto de vista do indivíduo, organização e sociedade. Tal preocupação deve-se em parte, pelo reconhecimento da importância de se conciliar condições de trabalho e qualidade de vida.

Segundo França (1996) apud Julião(2001) o termo Qualidade de Vida no Trabalho pode ser conceituado como um conjunto de ações adotadas por uma empresa, que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, com intuito de propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.

Entretanto, Quirino eXavier (1987), destacam que , só recentemente, a abordagem da Qualidade de Vida , tem sido aplicada à situação de trabalho. Segundo eles, ela vem sendo representada, na literatura de organizações e de Recursos Humanos, o aspecto macro do que antes era abordado através de estudos de motivação, de fatores ambientais, ergonômicos e de satisfação no trabalho".

As diversas abordagens teóricassobre Qualidade de Vida no Trabalho abordam principalmente aspectos internos da organização, tais como, aspectos físico do ambiente de trabalho, insalubridade, periculosidade, ergonomia e desenho do cargo. Desta forma, há uma visão limitada, tanto do aspecto interno da organização como também a de que o homem tende a ser enfocado apenas como um ser produtivo, sendo deixado de lado aspectos que o...
tracking img