Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2. PARAMETRIZAÇÃO DA PESQUISA

A fase de parametrização é responsável pela definição dos parâmetros. Escolher os parâmetros para  as resposta exige conformidade com os critérios previamente estabelecidos para a tabulação dos dados que pode ser eletrônica ou manual. As opções de resposta devem ser interpretadas pela tabulação como manifestação de satisfação ou insatisfação.
Algunsautores estabelecem a utilização de cinco opções de resposta, sendo que as opções sempre e quase sempre indicam que estão satisfeitos, as opções raramente e nunca indicam insatisfeitos, e quando a resposta é não tenho opinião, deve-se tabular somente o percentual. Outros utilizam basicamente três opções de respostas, sendo estas: não, mais ou menos e sim.
A pesquisa pode ser aplicada tantoem questionários em papel como através da internet ou intranet.

Importante: as perguntas existentes no questionário devem estar em acordo com a escolaridade da massa de respondentes, com a cultura existente, garantindo o sigilo dos dados e respondentes. Isto é fundamental para se coletar informações confiáveis, as quais servirão de base para ações futuras.

3. DIVULGAÇÃO DA PESQUISAPara obter uma participação maciça dos funcionários na realização da pesquisa é necessário realizar uma boa divulgação e também buscar apoio da alta administração da organização nesta fase.
A divulgação da pesquisa consiste em uma sensibilização dos funcionários diante dessa ação institucional, e deve demonstrar também o comprometimento e apoio da alta direção com a causa. Relembrando assimo quão importante é a aprovação da alta diretoria pelo trabalho, o que ajuda a influir nos funcionários uma sensação de seriedade e importância no trabalho, extremamente importante na hora em que estes vão avaliar cada uma das variáveis.
A direção da organização deve garantir do sigilo das informações prestadas por cada trabalhador pesquisado e, em continuando às ações de transparência,deve divulgar os objetivos principais da pesquisa, seus passos fundamentais e a promessa de resultados revertidos em benefício dos próprios colaboradores e do clima geral da organização.
É recomendável a utilização de meios diferentes de comunicação, como blogs; jornal interno; memorandos ou comunicados internos; a intranet corporativa; quadros de avisos e outros.
Existem algumaspesquisas com inúmeras propostas de variáveis a serem aplicadas, e certamente cada proposta de escala e modelo de pesquisa é definido para uma determinada organização, ou varia conforme seu porte ou seu objetivo de estudo.
Após escolher as variáveis a serem analisadas, define-se as técnicas e instrumentos a serem utilizados sendo o questionário o mais utilizado. É o momento de construir e validaro questionário a ser utilizado.
O questionário pode ser eletrônico ou impresso, e após sua produção é importante a verificar as perguntas e avaliar se estão compreensíveis. Cada variável escolhida deve ter um número de perguntas que seja suficiente para uma boa avaliação daquela variável, mas, o questionário não deve ser muito longo, para que os questionados não fiquem exaustos.Quanto à escolha das perguntas, é recomendável que sejam utilizados números pares nas opções de respostas, para que o respondente não caia no vício de responder sempre as opções do meio (intermediárias).
O uso de duas opções de respostas muitas vezes acaba tornando a pesquisa radical, e não permite investigar o grau da situação, como questões que abordam sim/não. É indicado o uso de escala quevarie de 1 a 10.
A escala que varia de 1 a 10 acaba sendo interessante por dois motivos:
- o primeiro é que é uma escala universalmente conhecida (inclusive em outras culturas), já que é associada à escala percentual (5 = 50%), e utilizada também nas avaliações escolares;
- o segundo ponto é que, na hora de se tabular os dados, pode ser calculada uma média de cada uma das variáveis, e a...
tracking img