Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CLIMA ORGANIZACIONAL

Conhecer o clima da organização, ouvindo a voz dos seus funcionários, é mais que um simples processo, é um indicador eficaz de mudança de mentalidadeinstitucional, onde o funcionário passa a ser visto não como alguém que deve simplesmente cumprir ordens, mas como aliado, cujo empenho depende diretamente o bom resultao do negocio.Dessa forma conhecer o clima da organização permitirá aos administradores identificarem quais os grupos e que fatores
estão mais suscetíveis a apresentar ou influenciarproblemas comportamentais associados a insatisfação.
Clima organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa num dado momento.è aatmosfera psicológica que envolve a reação entre a empresa e seus funcionários .
Clima organizacional é a atmosfera resultante das percepções que os funcionários tem os diferentesaspectos que influenciam seu bem estar e sua satisfação no dia a dia de trabalho.
Como a pesquisa de clima o reflete num determinado momento da organização é necessário fazeraferições periódicas para detectar eventuais mudanças e acompanhar o efeito das medidas corretivas.
Em resumo, clima organizacional é um fator critico dentro do tema comportamentoorganizacional. Necessita portanto, ser compreendido, acompanhado e trabalhado de modo a evitar os problemas potenciais da insatisfação que podem vir a prejudicar a performancee os resultados organizacionais.
Neste c ontexto, clima organizacional é definido como indicador da percepção dos empregados quanto ao grau de insatisfação em relação adiferentes variáveis do seu ambiente de trabalho que influenciam seu bem estar, acultura e o comportamento da organização e consequentemente o desenvolvimento dos seus profissiona
tracking img