CLIMA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÃO

6373 palavras 26 páginas
CLIMA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÃO

E SOUZA
M FERREIRA
M BIANCO
N SANTOS

RESUMO O presente artigo foi elaborado a partir de um estudo de caso, em uma organização do ramo de telecomunicações, localizada no município de Santo André, SP. Apresenta como objetivo verificar a percepção do gestor de recursos humanos a respeito do clima organizacional. Para tanto, os conceitos de clima organizacional, motivação no trabalho, qualidade de vida no trabalho e satisfação no trabalho foram estudados. O método utilizado apresenta caráter descritivo, sendo a técnica utilizada na coleta dos dados o questionário e a análise predominantemente qualitativa. A análise feita das questões que tratavam sobre: processo de monitoramento e gestão do Clima Organizacional, processo de motivação dentro da empresa, importância de um RH dentro de uma organização, preocupação da empresa com a qualidade de vida no trabalho e satisfação do empregado com a empresa, permitiu chegar à conclusão de que a empresa de uma forma geral se importa com os fatores que geram um bom clima organizacional e o gestor está satisfeito com a organização. Entretanto, será necessário um acompanhamento contínuo dos níveis de satisfação dos colaboradores para o desenvolvimento de ações que mantenham o ambiente de trabalho sempre agradável e produtivo.

PALAVRAS-CHAVE:PALAVRAS CHAVE: Clima organizacional; Gestão de pessoas; Telecomunicação.

INTRODUÇÃO
O tema central discutindo nesse trabalho é o clima organizacional de uma organização de telecomunicação, nesse sentindo o estudo e pesquisa é direcionada a cultura e padrões de tal empresa, o clima organizacional é de extrema importância para liderar e gerenciar o capital humano.
Segundo Chiavenato (1994), o clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas cujas consequências se seguem em decorrência de diferentes ações. As pessoas esperam

Relacionados

  • Monografia
    11807 palavras | 48 páginas
  • Comportamento organizacional
    10195 palavras | 41 páginas