Clima brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 19 (4577 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
_________

Clima Brasileiro
O clima do Brasil pode ser classificado, em geral como equatorial, tropical e subtropical, mas dentro do território brasileiro há muitas diferenças quanto ao clima em mesmas regiões. Para um estudo mais preciso do clima do Brasil é necessária uma classificação mais especifica.
Atualmente a melhor classificação é a de Koppen que leva em conta fatores como relevo,regime de chuvas, temperatura entre outros e representa com letras características de temperatura e regime de chuvas nas diversas estações do ano.
Na visão global, o Brasil esta localizado em duas áreas climáticas: 92% do território esta acima do trópico de capricórnio, sendo então da zona tropical, apenas a região Sul e o sul de São Paulo se localiza na zona temperada.
Outro fator marcante doBrasil é seu grande e extenso litoral, tornando assim um país bastante úmido. Ou seja, basicamente o Brasil é um país quente e úmido, mas logicamente nem todos os lugares do território nacional é assim.
As características de temperatura e chuvas se devem a influência do relevo e da latitude do Brasil. A maior parte do país esta a uma altitude entre 200 e 1000 metros, não muito alto e há raraslocalidades com altitude superior a 2000 metros. A latitude baixa também influencia. O local mais extremo do país (Chui RS) está a um latitude inferior a 35° S, por isso não observa-se temperaturas muito baixas e climas rigorosos. Esta associação do relevo, com a latitude e a maritimidade e ainda com um movimento de massas de ar benéficas, em sua maioria, dá ao país este clima invejado pelas pessoasde outros países.
No Brasil, existem várias classificações climáticas, sendo uma delas feitas por Arthur Strahler e outra por Wilhem Köppen.
A classificação de Strahler baseia-se nas áreas da superfície terrestre, controladas ou dominadas pelas massas de ar:

Clima | Características |
Clima Equatorial Úmido (convergência de alísios) | Abrange a Amazônia, e se caracteriza por um climaequatorial continental, quase todo o ano. Em algumas porções litorâneas da Amazônia, há alguma influência da massa equatorial atlântica, que algumas vezes (no inverno) conduz a frente fria, atingindo o sul e o sudeste da região. Embora as massas de ar sejam em geral secas, a mEc é úmida por sua localização estar sobre uma área com rios caudalosos e com cobertura da Floresta Amazônica, que possuigrande umidade pela transpiração dos vegetais. Portanto, é um clima úmido e quente. As médias anuais térmicas mensais vão de 24ºC a 27ºC, ocorrendo baixa amplitude térmica anual, com pequeno resfriamento no inverno. As médias pluviométricas são altas e a estação seca é curta. Por ser uma região de calmaria, devido ao encontro dos alísios do Hemisfério Norte com os do Sul, a maior parte dasprecipitações que aí ocorrem são chuvas de convecção. |
Clima litorâneo úmido | Abrange parte do território brasileiro próximo ao litoral. A massa de ar que exerce maior influência nesse clima é a tropical atlântica (mTa). Pode ser notado em duas principais estações: verão (chuvoso) e inverno (menos chuvoso), com médias térmicas e índices pluviométricos elevados; é um clima quente e úmido. |
Climatropical alternadamente úmido e seco | Abrange os estados de Minas Gerais e Goiás, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, parte da Bahia, do Maranhão, do Piauí e do Ceará. É um clima tropical típico, quente e semi-úmido, com uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno). |
Clima tropical tendendo a seco pela irregularidade de ação das massas de ar ou clima semi-árido | Abrange o Sertãodo Nordeste, sendo um clima tropical próximo ao árido com médias anuais de pluviosidade inferior a 1000mm. As chuvas concentram-se num período de 3 meses. No Sertão Nordestino, é uma espécie de encontro de quatro sistemas atmosféricos oriundos das massas de ar mEc, mTa, mEa, mPa. |
Clima subtropical úmido | Abrange o Brasil Meridional, porção localizada ao sul do Trópico de Capricórnio, com...
tracking img