Clientes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cliente é uma organização ou pessoa que recebe um produto ou serviço, a palavra cliente pode ser usada como sinónimo de comprador (a pessoa que compra o produto), usuario-consumidor (a pessoa queutiliza e consome o serviço ou produto). O profissional dos novos tempos percebeu que não trabalha para um empregador, mas para o cliente externo. Mas o sucesso desse relacionamento com o cliente externodepende de um relacionamento coeso com a cadeia formada por fornecedores e clientes internos, elementos essenciais no atendimento dos objetivos da empresa.
Onde o cliente externo de uma empresa é ocliente final ou intermediário, tipo quem compra o produto ou serviço da mesma. Já o cliente interno trata-se de um departamento, ou funcionário da empresa em relação a outro. É um poderoso aliado quepode em muito contribuir para o aumento de vendas ou no processo. Por analogia infere-se que a empresa que deseja proporcionar satisfação dos seus clientes externos deve, prioritariamente, investirna formação, preparação e satisfação dos seus clientes internos, ou seja, dos colaboradores.
Os clientes externos já se dividem em alguns grupos classificativos como os clientes intermediários quesão aqueles que adquirem os produtos para revenda ou para industrialização. Ex: Distribuidores, representantes, atacadistas, etc. O que diferencia os clientes intermediários para os clientes finais é queeles não exercem o papel de usuário do produto. Já os clientes finais são os consumidores propriamente dito. Aquele que compra barras de ferro para fazer lustres não é o cliente final e sim aqueleque comprar 1 lustre pra por na sua casa. Ex: Consumidores (pessoas ou empresas). Também temos dentro dos clientes externos os individuais e os coletivos, são considerados individuais aqueles que ascompras e necessidades são atendidos individualmente, por mais que seja uma empresa, já os clientes coletivos são atendidos as suas necessidades como um todo, sendo assim não tem como medir quanto...
tracking img