Cliente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma história real e algumas medidas para diminuir a inadimplência nos comércios.

A empresária Fabíola tem duas empresas: uma a treze anos e outra há três. Diz que as vendas são boas, graças àqualidade dos produtos que oferece e ao ponto centralizado do negócio. Apesar disso, segundo nossa leitora, “90% dos clientes não pagam em dia, e com o que recebe não consegue pagar os fornecedores nadata certa”.
Para ajudar Fabíola, o técnico do SEBRAE Roberto Rocha fez uma lista de procedimentos que podem tirar a empresária do vermelho. A dica principal é ter criatividade e criar meios de ocliente pagar sempre à vista, seja com programas de descontos para quem comprar com dinheiro ou de fidelidade. Confira:
Se a empresa está no vermelho, presumidamente o negócio não está dando lucro, ouseja, o volume de receitas/vendas mensais é insuficiente para pagar todas as despesas/custos, e, sendo assim, o negócio está dando um prejuízo nas suas operações. Então, será preciso:
- Aumentar asreceitas/vendas;
- Diminuir as despesas;
- Analisar quais são os gastos que estão extrapolando;
-Adotar medidas para economizar nas despesas fixas – energia, telefone, água, aluguel etc.;
-Verificar seas retiradas mensais dos sócios (pró-labore) estão compatíveis, para evitar que tirem do Caixa da empresa mais dinheiro do que é possível;
- Avaliar cada gasto que a empresa tem. Lembre-se que épreciso ter austeridade.

É possível também que os preços cobrados pela execução dos serviços não seja suficiente para pagar as despesas Fixas + Variáveis + Financeiras, e ainda deixar de dar lucro.Será necessário implantar os controles básicos de gestão na empresa e levantar se a empresa tem dívidas, com quem, quais os valores, quais os prazos para pagar etc.
Abaixo, mais sugestões:
1. Procuredriblar a inadimplência, colocando os vencimentos nos primeiros dias do mês. Marque os vencimentos para antes do dia 10, preferencialmente até o quinto dia útil. Se o seu cliente recebe no início do...
tracking img