Cleopatra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo transmitir alguns aspectos e conceitos sobre a culinária do Antigo Egito, bem como expor a vida de umas das mulheres mais excitantes que a história antiga já teve noticias, Cleópatra. Apropriando-se, entre outros, de livros com informações arqueológicas, bem como artigos científicos, porém tendo como textos base os livros de Pierre Tallet, “Aculinária no antigo Egito”, 2001, e o livro de Elizabeth Benchley “Cleópatra”, 2007.
Tentaremos transmitir ao leitor todas as informações possíveis para o bom endimento do texto exposto, para assim usufruírem das linhas aqui retratadas.

CLEÓPATRA

Ao falarmos da última faraó do Egito temos que levar em consideração que muita coisa a seu respeito já foi dito e muita coisa ainda temos que descobrirpara então comentá-las. Mulher com personalidade forte e rodeada de mitos chama a atenção dos historiadores a mais de 20 séculos. (SOLÉ, 2003).
“Cleópatra Thea Philipator (“ deusa que ama o pai” ,um dos muitos títulos que se atribuiu)” (LIMA, 2011, p.29) nasceu em berço de ouro por volta de 69 a.C., filha de Ptolomeu XII, foi criada por babás pois não há relatos sobre sua mãe, que desapareceuainda na infância da menina, assim como seus irmãos de sangue. (BENCHLEY, 2007).
Cresceu rodeada de políticos e pensadores:

“Viajava muito com o pai e teve ótima educação, [...] sabia aritmética, geometria, música e astrologia. Formou-se em retórica e aprendeu nove línguas, inclusive hebraico, troglodita (uma língua etíope) e egípcio (coisa que nenhum ancestral seu o fez).” (LIMA, 2011, p.30).

Cleópatra era uma garota muito culta. Sua descendência grega havia sido preservada e transmitida a todos os membros da dinastia Ptolomaica, porém conhecia muito bem a cultura de seu país de adoção e assim governou esta civilização como uma legítima egípcia. (BENCHLEY, 2007, p. 26).
O pai de Cleópatra, Ptolomeu Auletes, governou o Egito até 51 a.C. quando veio a falecer. Nesta época amenina tinha apenas dezessete anos, e seus irmãos dez e sete anos, respectivamente. Ao morrer, Ptolomeu deixou em seu testamento o trono egípcio para Cleópatra e seu irmão Ptolomeu XIII. Mesmo este sendo uma criança as regras e as tradições diziam que o rei deveria ter um cônjuge, logo os irmãos foram casados para manter o trono legitimamente puro e co-governarem. Cleópatra fez de tudo para manterseu irmão longe da tomada de decisões, ignorando completamente sua existência, porém, o menino estava sempre envolto de conselheiros que já haviam percebido o poder e a forte influência que a jovem possuía e isso fez com que pessoas influentes e importantes se aliassem ao jovem monarca para incentivá-lo a encontrar seu próprio caminho ao poder. (BENCHLEY, 2007, p. 29).
Cleópatra casou-sesucessivamente com seus dois irmãos, primeiramente com Ptolomeu XIII, como já foi citado, mais tarde com Ptolomeu XIV. Ao tornar-se rainha aos 18 anos, o Egito passava por uma crise agravada pela seca, pela fome, por massacres, revoltas e complôs de todos os gêneros, a qual revoltou a população contra a soberana. (LIMA, 2011, p.28).
Já em Roma os acontecimentos ocorridos levaram a

“[...] ruptura daaliança entre Pompeu e César, cuja influência e poder estavam crescendo. Os exércitos de ambos os líderes enfrentaram-se no campo de batalha, e Cleópatra, acreditando que Pompeu era o mais forte dos dois, deu-lhe seu apoio e o do Egito, enviando-lhe reforços navais e carregamentos de cereais para suas tropas.” (BENCHLEY, 2007, p. 29).

Devido aos acontecimentos revoltosos e a fúria da populaçãoao descobrir que Cleópatra patenteou a campanha militar de Pompeu ela teve de fugir e exilar-se no deserto da Síria. (LIMA, 2011, p.28).

“Este acontecimento foi o início de um modelo de comportamento que Cleópatra aplicaria várias vezes ao longo de sua vida e de seu reinado: realizar todo o tipo de cálculos e esforços para aliar-se ao dirigente romano mais influente em cada momento, vendo...
tracking img