CLEIS DOEN AS DE CHAGAS

1403 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇÃO
A Doença de Chagas foi descoberta em 1909 pelo médico sanitarista Carlos Chagas e também é conhecida como Tripanossomíase americana e ainda representa grande importância no contexto da saúde pública brasileira, com incidência, principalmente, na região semiárida do Nordeste. Encontra-se distribuída em todas as Américas, desde o sul dos Estados Unidos, até a Argentina e o Chile (FIOCRUZ, 2008). Na América Latina, essa doença protagoniza uma das quatro principais endemias, constituindo-se como um dos maiores problemas sanitários. Apesar das medidas de controle terem conseguido diminuir sua incidência em 70% nos países do Cone Sul por meio da eliminação de colônias domésticas dos vetores e da vigilância dos bancos de sangue, essa situação continua a ocorrer. Nos dias de hoje, estimativas apontam que aproximadamente treze milhões de pessoas encontram-se infectadas, sendo que somente três milhões apresentam os sintomas. Anualmente, a incidência é de cerca de duzentos mil novos casos com registro em quinze países (FIOCRUZ, 2008).
De acordo com Moncayo (1999), a quantidade de infestações domésticas diminuiu significativamente nas décadas de 80 e 90. Entre 1983 e 1997, a morbidade relacionada a esta doença caiu em 96% na faixa etária de sete a catorze anos. Essa queda foi uma consequência da Campanha Nacional do Controle da Doença de Chagas, realizada pela Fundação Nacional da Saúde (FUNASA).
Uma grande dificuldade no combate aos insetos vetores da doença é devido ao fenômeno conhecido como sucessão ecológico, no qual novas espécies passam a ocupar nichos que eram antes ocupados por outras espécies. A destruição de habitats naturais causa a redução de oferta de animais dos quais os barbeirosse alimentam, levando estes insetos a procurarem outras fontes alimentares, fator este que também deve ser considerado para se compreender a dificuldade no combate aos vetores da doença. Essas fontes alimentares são facilmente encontradas em casas de zonas rurais, onde

Relacionados