Clc5 - dr4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INTERNET

CLC5-DR4
IMSI12
Maria José Capelo

Índice
A HISTÓRIA DA INTERNET 3
Mas como essa “rede das redes foi criada”? 3
Navegação 4
Hipertexto 4
Hipermídia 5
O que é World Wide Web? 5

A HISTÓRIA DA INTERNET

A cada dia que passa, a Internet torna-se uma rede de computadores mais poderosa. A Internet é um conjunto de redes de computadores interligados de formatranscontinental e que compartilham o mesmo conjunto de protocolos. Uma fascinante característica desse conjunto de protocolos é a sua universalidade em relação aos tipos de computadores e sistemas operacionais compatíveis a ele. Mas para que servem esse conjunto de protocolos?
Esse conjunto de protocolos permite que a Internet tenha acesso através de várias plataformas tipo Machintosh, Windows ou Unix,por exemplo.
A Internet é definida como a “rede das redes”, mas não é um sistema centralizado, ou seja, não existe nenhum dono ou responsável único pela rede. Da mesma forma, ela não está localizada num lugar específico.
Mas como essa “rede das redes foi criada”?
A Internet é consequência de um projecto, motivado pela Guerra Fria, da agência Norte-Americana ARPA (Advanced Research and ProjectsAgency) com o total apoio do Pentágono, com o objectivo de criar uma malha de comunicação que não fosse centralizada e, desse modo, extremamente vulnerável no caso de um possível ataque nuclear. Esse sistema deveria permitir que no caso de uma obstrução de um nó da rede, os pacotes de informação procurassem outro nó disponível, e assim, progressivamente durante todo o percurso dos pacotes deinformação, do remetente ao destinatário.
As quatro primeiras estações do sistema foram instaladas em 1969 na Universidade da Califórnia de Los Angeles, Universidade de Santa Bárbara, Universidade de Utah e no Instituto de Pesquisa de Stanford. Esse sistema era chamado de Arpanet, e a rede em 1971, já contava com 15 estações e em 1972, 37 estações. Esse projecto inicial foi colocado à disposição depesquisadores que passaram a utilizar o novo sistema para trocar informações sobre o trabalho, colaborar em projectos ou simplesmente para falar banalidades. Foi nesse meio de falar banalidades e pela “necessidade para o trabalho” que surgiu o endereço electrónico (E-Mail), que em muito pouco tempo se tornou parte considerável dos dados em trânsito na rede.
No decorrer da década de 70 até o começo dadécada de 80, outras redes de pesquisa foram sendo “linkadas” à Arpanet. Em 1983 a parte militar separou-se da Arpanet, e tornou-se a Milnet, e em 1984 a entidade americana NSF (National Science Foundation) criou as directrizes da NSFNET, uma rede que foi ligada a Arpanet em 1986. Esse conjunto desses dois backbones passou a ser conhecido oficialmente como Internet.
Em 1989, a Arpanet foidesactivada pelo “backbone” DRI (Defense Research Internet) e em 1993 a Internet passou a ser explorada comercialmente de várias formas, tanto no fornecimento de serviços como na construção de novos “backbones”.
Um dos factores que permitiu a expansão da WWW (World Wide Web) e a sua interface gráfica foi o HTML e a sua universalidade de aceitação pelas arquitecturas de hardwares existentes. A WWW é apedra fundamental do actual processo da sua expansão.
A Internet é o maior centro de informações de acesso público do mundo e potencialmente o maior canal de comunicação entre as pessoas, porque ela permite aos utilizadores uma forma de comunicação On-line e Off-line. O crescimento da Internet está fora de qualquer limite de alcance, como na variedade e formato de serviços oferecidos pela rede.Navegação
Um dos antigos desejos da humanidade é poder possuir uma base de informações acessíveis por todas as pessoas, e com a Arpanet, e posteriormente a Internet, isso começou a concretizar-se. Mas apesar de já possuir características transcontinentais, a Internet, durante muito tempo, foi uma rede restrita a cientistas, intelectuais e órgãos do governo.
Com o surgimento da WWW (World Wide...
tracking img