Clausewitz – a arte da guerra: livro 1 – capítulo i e livro 3 – capítulo 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNESP – FCHS
Disciplina: Ética
Discentes: Luciana Vassallo Costa e Paulo Latorraca Horácio

Atividade 1:
Atividade de Leitura e resumo
Clausewitz – A arte da Guerra: Livro 1 – Capítulo I eLivro 3 – capítulo 3

A essência da guerra, para o autor, é o duelo, e “A guerra é, pois um ato de violência destinado a forçar o adversário a submeter-se à nossa vontade”. A brutalidade, para o autor,é algo que não pode ser eliminado devido à repugnância, por ato de bondade, pois é desperdício de força – não deve haver um princípio moderador na própria filosofia da guerra.
O objetivo daguerra para conseguir o fim de submeter totalmente o adversário é o seu desarmamento. Sendo assim “Se se quer vencer o adversário, deve-se proporcionar o esforço à sua força de resistência. Esta é oproduto de dois fatores inseparáveis: a extensão de meios de que dispõe o adversário e a firmeza da sua vontade.”
A guerra nunca é um ato isolado e não consiste num só golpe sem duração, e tambémnão é algo absoluto, no seu resultado: “Cada uma das partes esforçar-se-á por prever a ação da outra, tirando as suas conclusões do caráter, das instituições, da s situação e das condições em que oadversário se encontra, e adaptará a sua própria ação a essas condições servindo-se das leis do cálculo das probabilidades.”. Percebe-se desde já, na obra de Clausewitz, que mesmo integrandocaracterísticas humanas irracionais (que muito lembram da ‘guerra de todos contra todos’ do estado de natureza humana hobbesiano), a guerra deve ser planejada estrategicamente de forma racional.

Para o autor,a guerra é uma simples continuação da política por outros meios, não é somente um ato, mas um verdadeiro instrumento político, uma continuação das relações políticas por outros meios. “A guerra nãopertence ao reino das artes e ciências, antes é parte da existência social do homem. A guerra é um choque entre interesses maiores, que é resolvido através de derramamento de sangue – esta é a única...
tracking img