Claudi levy Strouss

426 palavras 2 páginas
Claudi Levi-Strouss, nasceu em 28 de novembro em 1908 em Bruxelas, foi um antropólogo e filósofo francês. É considerado fundador da antropologia. Professor honorário Colége de Frace ali ocupou a cátedra de antropologia Social e mais curioso ele atingiu os 100 anos.
Desde seus primeiros trabalhos sobre povos indígenas do Brasil, que estou em campo no período de 1935 a 1939
INÍCIO DA SUA TRAGETÓRIA ACADEMICA: Estou direto na escola de Paris.
FOI O MODO DE VIDA DESSES BRASILEIROS, QUE MARCOU SEUS PASSOS O INTERPRETE DA MUDANÇA FOI CLADI LEVI-STROUSS NA DECADA DE 30 DA CIDADE DE COSMOPOLITA E SE EMPRENOU NO SERRADO, PANTANAL E NA AMAZONIA BRASILEIRA. ao conviver com os lorouros com os apincuras e outras etnias levy-strous tira uma conclusão inovadora que o modo de pensar dos índios é absolutamente igual ao nosso e o que o levy strouss vai levar é a universalidade humano seja de um dito de povos selvagens um bom civilizado ou o mal civilizado dos pensamentos do povos selvagens e ao tirar a conclusão que não podemos hierarquizar social

Referências
1. Un anarchiste de droite, L'Express, 17 de outubro de 1986.
2. Discurso de recepção de Claude Lévi-Strauss na Academia Francesa, 1974.
3. « Ma carrière s'est jouée un dimanche de l'automne 1934, à 9 heures du matin, sur un coup de téléphone. »Cf. Didier Eribon, « Comment on devient ethnologue », in Claude Lévi-Strauss.
4. Lévi-Strauss no Brasil: a formação do etnólogo, por Fernanda Peixoto. Mana vol.4 n.1 Rio de Janeiro, Abril de 1998.
5. FARIA, Luis de Castro. 1984. A Antropologia no Brasil: Depoimento sem Compromisso de um Militante em Recesso. Anuário Antropológico 82. Brasília: Tempo Brasileiro. pp. 229, apud Fernanda Peixoto, op. cit.
6. GRUPIONI, Luis D.B. Coleções e expedições vigiadas. Os etnólogos no Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas no Brasil, São Paulo, Hucitec/ANPOCS, 1998.
7. LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Trópicos. São Paulo: Anhembi, 1957:261.
8. Público.pt.

Relacionados