Claude Monet

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 30 de março de 2015
Claude Monet

O nome de Claude Monet está indissociavelmente ligado ao movimento Impressionista. Foi um de seus principais mentores e desfrutou imensamente durante sua vida de todos os conceitosali presentes. Estudar a pintura de Monet é também estudar o Impressionismo, e a importância que este movimento teve para a arte do século XX pode ser vista também na pintura de Monet.

O tema de suapintura é a luz, e o modo como ela interage com os objetos através da mediação da pincelada. De acordo com o impressionismo os objetos e paisagens eram pintados sob a ação da iluminação, os artistas nãoseguiam regras acadêmicas apenas o momento puro da cena, ou seja, a visão dinâmica do mundo era o primeiro passo para uma grande obra.

As cores para Monet e muitos outros artistas impressionistaseram consideradas variantes, ou seja, não existia uma cor única. Dizer que o céu era azul e a grama verde era um equivoco para esses artistas, tudo era questão da qualidade da luz atuando sob a corpresente. Então, dependendo da hora do dia, do tempo, da incidência dos raios de sol, o céu poderia ser retratado de rosa ate preto e a grama tornar-se amarelada.

Tanto quanto as cores, os objetostambém não tinham formatos exatos. A forma de um objeto dava-se pelo inicio de uma superfície colorida e o termino da mesma. Portanto a precisão do decalque e contorno das figuras foi caindo em desuso ecom o tempo a dinâmica da pintura ganhou espaço. O claro-escuro também caiu, sendo excluido das paletas as tonalidades mais escuras como preto, chumbo e castanho. Ou seja, o efeito de sombra e luzdava-se pelo uso de cores complementares. A mistura de cores somente na própria tela e não na paleta era uma opção muito bem vinda pelos impressionistas, principalmente Monet; o ideal era conquistar acor desejada pela junção de outras cores. Na obra Casa do Parlamento ao Por do Sol, é visto de forma clara as pinceladas soltas, as diferentes cores para representar o céu, o calor, o lago refletindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Claude Monet
  • Claude monet
  • Claude Monet
  • Claude Monet
  • Claude Monet
  • Claude Monet
  • Claude Monet
  • Claude Monet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!