CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM (CIPE®): DIAGNÓSTICOS DE IDOSOS COM TRAUMAS MUSCULOESQUELÉTICOS

439 palavras 2 páginas
“CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM (CIPE®): DIAGNÓSTICOS DE IDOSOS COM TRAUMAS MUSCULOESQUELÉTICOS, que traz o objetivo de identificar as demandas das necessidades de saúde dos idosos, vítimas de traumas com base no modelo de Virginia Henderson e determinar os diagnósticos de enfermagem, com base na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®)”.
O artigo tem como assunto o trauma do idoso, A ocorrência de trauma no idoso vem crescendo de forma significativa, mediante ao crescimento desta população. Atualmente, o estilo de vida mais ativa do idoso eleva a exposição ao risco de acidentes. Além desse fator, o próprio envelhecimento fisiológico contribui: diminuições da acuidade visual, diminuição da audição, usam de medicações, doenças associadas e marcha lenta. A queda é o mecanismo de lesão mais frequente, e apesar disso não foi incluído o ambiente na pesquisa, seguido por atropelamento. Após o trauma o idoso possui uma decadência na sua qualidade de vida, não conseguindo retornar plenamente ao seu estado inicial. A prevenção que também não é abordada no artigo por meio da redução de exposição aos riscos de trauma, é a melhor ferramenta para diminuir a morbidade e mortalidade. Qualquer mínima alteração dos parâmetros fisiológicos pode ser indício de uma lesão potencialmente letal. Portanto, a abordagem inicial do idoso traumatizado deve ser realizada com maior atenção e rigorosamente monitorizada.
O artigo fala de forma sistemática, citando apenas exemplos, não verificando a causa dos mesmos, o artigo não leva em consideração o ambiente que o idoso vive, e esse fator é muito importante, pois além de conforto, o ambiente deve proporcionar segurança, que é o fator de prevenção muito importante, já que a maior parte do trauma em idosos vem de quedas.
O artigo Fala no final que cada idoso é peculiar, que se deve tratar de forma diferenciada, mais deixa a desejar no quesito de segurança e prevenção e sem levar em conta que

Relacionados

  • CIPE2
    65888 palavras | 264 páginas
  • Diagn stico de Enfermagem da Nanda 2012 2014
    158727 palavras | 635 páginas
  • Potter
    62285 palavras | 250 páginas
  • Senhor
    44909 palavras | 180 páginas