Classificação dos Urbanistas segundo Françoise Choay e Vegara Gomez

1011 palavras 5 páginas
Classificação dos Urbanistas segundo Françoise Choay e Vegara Gomez

Este texto tem o objetivo de fazer um panorama simplificado de algumas idéias sobre a cidade desde o surgimento do urbanismo como disciplina, segundo textos, de dois autores que se propõem a fazer classificações: Vergara Gomes Françoise Choay.

CLASSIFICAÇÕES DE VEGARA GOMES

O urbanismo de Composição supera a proposta da época de intervir na cidade apenas com base nas infra-estruturas e no tráfico urbano. Camilo Sitte (1843/ 1903 Alemanha e Áustria) foi o principal representante desta proposta, que vai além também da proposta Sanitarista.

O livro de Sitte “A Construção de Cidades Segundo Seus Princípios Artísticos” prevê que as cidades devem ser desenhadas inspiradas na natureza, em escala humana e repetindo desenhos antigos (praças fechadas/ pátios e protagonismo do espaço urbano sobre as edificações), fugindo da simetria. .
Alguns dos princípios artísticos de Sitte:

O espaço urbano tem relação com os sentimentos coletivos e podem expressá-los;
Os centros das praças devem ser vazio e estas devem ser fechadas;
As praças devem ter relação estrita com o edifício principal do seu recinto;
Os desenhos peculiares e criativos favorecem o agradável sentido de surpresa;
Critica a pobreza do desenho urbano do “urbanismo demolidor “ e o considera-o causador das doenças.

Camilo Sitte foi muito criticado na época por Stuben, por exemplo, mas influenciou movimentos no século XX, como o “ Townscape” consolidado por Gordon Cullen e Kevin Lynch nos anos 60 ou o “ Contextualismo”, de Collin Rowe e Rob Kneir.

Segundo Vergara, o enfoque Funcionalista, exposto na Carta de Atenas, propunha que a cidade fosse pensada a partir de suas funções: Habitar, Trabalhar, Recrear, e Circular. O objetivo era que essas funções fossem racionalmente organizadas. O funcionalismo propôs a cidade organizada a partir de “unidades de vizinhança” com tamanho físico e demográfico definindo,

Relacionados