Classifica O Das Muta Es Thamara Magalh Es

806 palavras 4 páginas
Classificação das mutações: As mutações podem ocorrer em dois tipos de célula, as somáticas e as germinativas.

Mutação somática: Ocorre em genes de células somáticas, ou seja, é restrita ao individuo que sofreu a mutação, não é transmitida aos descendentes através dos gametas.
Exemplo: Heterocromia de íris- condição na qual as duas íris são de cores distintas ou apenas uma porção da íris é de cor diferente do restante.

Mutação germinativa: Ocorre em células que originam gametas, devido a erros na replicação do DNA ou a mutagênicos químicos e físicos. A mutação germinativa é repassada para os descendentes, os quais podem ou não manifestá-la.
Exemplo: Carneiros da raça Ancon- através de uma mutação nasceu um carneiro com pernas curtas que cruzou com algumas ovelhas, desse cruzamento nasceram 15 carneiros, dos quais 2 possuíam as pernas curtas, estes cruzaram entre si dando origem a uma nova linhagem, na qual a característica se expressava em todos os indivíduos.

Agente mutagênico: é todo agente físico ou químico que, em exposição às células, pode causar mutação, ou seja, um dano na molécula de DNA que não é reparado no momento da replicação celular, e é passado para as gerações seguintes.

1)Agente físico: Incluem radiações ionizantes de alta energia (raio-x, raio gama, nêutrons) e radiações não ionizantes de baixa energia (luz ultravioleta).

Radiação ionizante: Quanto menor o comprimento de onda, maior a energia dos fótons eletromagnéticos, resultando em penetração nas células e tecidos. Quando exposto a radiação um átomo previamente neutro torna-se carregado positivamente. Assim, esse átomo e o elétron formam um par de íons. Os átomos ionizados e as moléculas em que eles ocorrem são quimicamente muito mais reativos. Os elétrons perdidos pelo átomo ionizando se movem em alta velocidade, ionizando outros átomos. Os efeitos mutagênicos resultam das reações químicas sofridas pelos íons à medida que suas cargas são neutralizadas.
Um resultado do processo de

Relacionados