Classificação ibsa

Páginas: 18 (4467 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
| 2011 |
| Instituto Superior da Maia
|

[Sistema de Classificação IBSA] |
|
Trabalho Realizado por: Filipe Teixeira nº 19838; Marco Silva nº 19907; Nelson Martinho nº 19794; Ricardo Alves nº 19682
Docente: Mário dias Sousa
Metodologia da Educação Física Adaptada II

Índice
Introdução 4
Classificação – elegibilidade para poder participar 5
Campo Visual 5
Acuidade Visual 6Escala Snellen 7
Sistema de classificação IBSA 7
Modalidades 8
Atletismo 8
Sistema de classificação - atletismo 9
Regras oficiais – atletismo 10
REGRAS E FUNÇÕES 12
Goalball 15
Classificação – Goalball 16
Natação 16
Classificação – Natação 17
Futebol de 5 19
Judo 19
Vela 21
Ciclismo 21
Conclusão 23
Bibliografia 24

Introdução

Este trabalho foi realizado noâmbito da disciplina de Metodologia da Educação Física Adaptada II, proposto pelo professor e neste trabalho o nosso objectivo é ficar a conhecer um pouco sobre algumas das modalidades paralimpicas mais concretamente modalidades para pessoas com deficiência visual.
Este trabalho está dividido em duas partes, na primeira parte vamos definir quais os parâmetros e as suas classificações paraparticiparem nestas modalidades e quais as suas classes, na segunda parte iremos ver algumas das modalidades que fazem parte dos Jogos Paralimpicos e ficar a conhecer as classes dos atletas e algumas regras básicas dessas modalidades.

Classificação – elegibilidade para poder participar

A delimitação do grupo de deficientes visuais dá-se por duas escalas: acuidade visual, aquilo que se liga adeterminada distância; e campo visual, a amplitude da área alcançada pela visão, sendo o campo visual normal de 180 graus.
Caracteriza-se como cego aquele que possui uma acuidade visual de até 6/60 ou campo visual até 10 graus e, como portador de visão residual (ambliope), aquele que possui acuidade visual de 6/60 ou um campo visual entre 10 e 20 graus.
Pedagogicamente, delimita-se como cego aquele quenecessita de instrução em braile (sistema de escrita por pontos em relevo) e, portador de visão reduzida, aquele que lê tipos impressos ampliados ou com o auxílio de potentes recursos ópticos.
A caracterização do grupo de portadores de deficiência visual apresenta-se como etapa fundamental para a acção educativa (aulas de educação física), visto que orientará a adequação dos conteúdos, objectivose procedimentos metodológicos, favorecendo as adaptações que forem necessárias.
Campo Visual

O campo visual é um exame que estuda a percepção visual central e periférica. Quando o oftalmologista mede a visão de longe e de perto ele está a observar a percepção visual central. A percepção periférica no ser humano é em torno de 180 graus. Em muitas doenças esta visão espacial é reduzida e a únicamaneira de detectar esta perda seria estudando o campo de visão. O campímetro computadorizado faz isto muito bem, informando detalhadamente, a ponto de mostrar pequenas ilhas de falha da visão que chamamos escotomas (degeneração muscular senil, diabetes), outras vezes mostra as perdas periféricas (glaucoma, retinose pigmentária). No glaucoma este exame é fundamental para seu diagnóstico econtrole.
Acuidade Visual

Acuidade ou nitidez da visão, especialmente da visão das formas, que depende principalmente da nitidez do foco da retina.
É uma característica do olho de reconhecer dois pontos muito próximos. Vários factores especificam esta acuidade, em especial, a distância entre os foto-receptores na retina e também da precisão da refracção, e tem o poder de discriminação do globoocular.
BAIXA ACUIDADE VISUAL
Um olho incapaz de ler qualquer letra é testado quanto a sua habilidade de contar dedos. Uma observação de que o paciente "CD a 1 m" indica que o olho era capaz de contar os dedos até 1 metro de distância. Se não for possível contar os dedos, o olho poderá ser capaz de detectar um movimento da mão (MM ou visão dos movimentos da mão). O próximo nível da visão abaixo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classificação
  • Classificação
  • Classificacao
  • Classificação
  • Classificação
  • Classificação
  • classificaçao
  • Classificação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!