Classicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Classicismo
O Renascimento foi um amplo movimento econômico, cultural e cientifico surgido na Itália, em fins da Idade Média, e que rapidamente se espalhou por toda a Europa.
A literatura clássica refletiu um espirito novo, mais centrado no ser humano, nos seus problemas e nas suas conquistas. Essa visão antropocêntrica na verdade não surgiu pela primeira vez no renascimento, pois os antigosgregos já tinham construído uma sociedade baseada nela.
Daí no nome renascimento uma associação ao surgimento de alguns valores que haviam caracterizado a cultura grega – romana Clássica.
A Luz dessas ideias iniciou se no século XVI, O movimento literário chamado Classicismo.
Em Portugal, o classicismo teve como marco inicial o ano de 1527, com o retorno de Sá de Miranda da Itália, e como marcofinal 1580, ano em que Portugal passou para o domínio espanhol e ocorreu a morte de camões.
O Homem do renascimento se identifica na cultura Greco – latina que passa a ser os valores da época. Além de integrar a seu universo artístico os deuses da mitologia grega, isto porque os deuses têm características humanas, como por exemplo, sentimentos, o homem renascentista procura compreender o mundo sob aluz da razão e faz a associação do equilíbrio entre razão e emoção de beleza, bem e verdade.
A concepção estética que teve a base no Humanismo no Renascimento convencionou – se chamar de classicismo. Isto porque os clássicos eram os antigos filósofos Greco latino que por sua influencia e saber poderiam ser considerados importantes ao ponto de serem estudados em “classes”.
O períodohistórico da Era Clássica envolve a queda do feudalismo, a expansão marítima e o desenvolvimento do capitalismo. Esse período perdura até que uma nova configuração política, econômica e social se estabeleça com a chegada das Revoluções Industrial e Francesa. A Era Clássica enfatiza a poesia, a mitologia; os autores clássicos.
O Classicismo surge durante o Período do Renascimento, ou seja, em meio aomovimento artístico no qual a cultura clássica ocupava o espaço da medieval, o capitalismo consolidava-se e a Idade Média tinha seu fim.
A sociedade que era dominada pelo teocentrismo medieval e passa a dar lugar ao antropocentrismo, ou seja, a valorização do homem, onde o homem passa a ser o centro dos estudos e a exaltação da natureza humana, pois o homem começa a entender  sua capacidaderealizadora: ele pode conquistar inventar, criar,  produzir e fazer qualquer outra coisa. Esse caráter humanista ou antropocêntrico estava esquecido nas "trevas" da Idade Média, embora já estivesse existido na Antiguidade clássica, como exemplo na civilização grega. No início do século XVI, ocorre o  renascimento do Antropocentrismo. No Renascimento, as obras passam a perder o primitivismo e aingenuidade das obras medievais e a ganhar um aprimoramento técnico igual ou até superior as obras da antiguidade.

Então, a Idade Moderna precedia a nova realidade, mais liberal. O Cristianismo continua imperando, mas o homem renascentista já não é tão angustiado com as questões religiosas como era o homem medieval. Dois movimentos religiosos que marcaram o século XVI tiveram grande repercussão social ecultural: a Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero, e a Contra – Reforma um movimento de reação da Igreja Romana. Os artistas – pintores, escultores, arquitetos, inspiravam-se nas obras dos antigos gregos e romanos, que se transformaram em modelos. Então por isso mesmo dizia se que a gloriosa arte antiga estava renascendo. Eles estavam dando uma valorização a Antiguidade Clássica.Antiguidade Clássica.
É conhecido como Antiguidade Clássica,  o longo período histórico onde as civilizações grega e romana  se destacaram de modo excepcional em meio a qualquer outra sociedade nos mais variados aspectos do desenvolvimento humano. Constituem o estilo artístico e cultura predominantes na Grécia Antiga entre os séculos VI e IV a.c. e a sua herança continuada pelos diversos períodos...
tracking img