Classicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trovadorismo
Trovadorismo, também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII; porém, as suas origens deram-se na Occitana, de onde se espalhou por praticamente toda a Europa. Apesar disso, a lírica medievalgalaico-português possuiu características próprias, uma grande produtividade e um número considerável de autores conservados.
O Trovadorismo se caracteriza como um estilo de época, o qual se manifestou na Idade Média, durante o período do feudalismo.
-------------------------------------------------

PRINCIPAIS AUTORES
* Afonso Sanches
* Aires Corpancho
* Aires Nunes
* Bernardo Bonaval
* DomDinis I de Portugal
* D. Pedro, Conde de Barcelos
* João Garcia de Guilhade
* João Soares de Paiva ou João Soares de Pávia
* João Zorro
* Paio Gomes Charinho
* Paio Soares de Taveirós (Cantiga da Garvaia)
* Meendinho
* Martim Codax
* Nuno Fernandes Torneol
* Guilherme IX, Duque da Aquitânia
* Pedro III de Aragão-------------------------------------------------

Principais obras
* Cantiga de Amor A Ribeirinha (Paio Soares Taveirós).
* General Historia, a Crônica de España, Libro de los Juegos, Las Siete Partidas, Fuero Real, Libros del Saber de Astronomia, entre outras (Dom Afonso X).
* Livro de Linhagens do conde D. Pedro (1340-1344) e Crónica Geral de Espanha de 1344 (Pedro Afonso, Conde de Barcelos).
* Ondas do mar de Vigo(Martim Codax).
Humanismo
O humanismo nasceu em Florença, nas últimas décadas do séc. XIV. Petrarca (1304-1374) foi o primeiro a colocar o homem como sendo o centro de toda acção e como agente principal no processo de mudanças sociais. Baseou se em Cícero para o estudo dos modelos clássicos, e em Virgil para os modelos do latim. Este novo interesse fez com que se explorassem as escolasmonásticas em busca de documentos perdidos. 
Características do Humanismo.
Antes do pensamento humanista, o centro do pensamento era Deus, um pensamento teologista. A partir deste movimento, passa a haver um antropocentrismo. Para o homem Renascentista, o ser humano continua a ser uma obra de Deus mas tem livre-arbítrio e é dono das suas decisões, podendo decidir o seu destino. A obra humana passa a servalorizada não como uma obra de Deus mas como sua própria criação. Submeteu o sensorial ao racional, resultando numa necessidade de retratar o mundo tal como era, percepcionando pelos olhos e não numa visão idealizada.
PRINCIPAIS AUTORES
Gianozzo Manetti, Marsílio Ficino, Erasmo de Roterdão, Guilherme de Ockham,Carlos Bernardo González Pecotche, Francesco Petrarca, François Rabelais, Pico de LaMirandola,Thomas Morus, Andrea Alciati, Auguste Comte.
Classicismo
O movimento nasceu em Itália, Florença, quando se deu a queda do Império Bizantino e se começaram a estabelecer relações comerciais com os países Islâmicos. Esta nova maneira de pensar, baseada no período clássico (???), mete o Homem no centro da acção artística, em contraste com a arte até ali produzida que seguia apenas efielmente a Igreja Cristã e as imagens religiosas, cujos temas eram bíblicos ou de evocação divina. A peça central do Humanismo era a ideia que o Mudo Antigo, mais propriamente a Antiga Grécia e Roma, foi o pináculo do alcance humano, especialmente no campo da intelectualidade, e deveria ser levado como modelo para a Europa do tempo do Renascimento.

Arquitectura classicista
Exaltava-se o uso dasimetria, da geometria e da proporção. A arrumação ordeira das colunas, pilares e caixilhos, de arcos semi-circulares,copulas hemisféricas e nichos. O estilo depressa se espalhou por outras cidades Italianas e posteriormente para a França, Alemanha, Inglaterra, Rússia e os restantes locais.(quais?)
Principais Autoes e Obras
- Luís Vaz de Camões
Um dos maiores nomes da Literatura Universal, e...
tracking img