Classicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O contexto cultural do Classicismo: o Renascimento.
O contexto cultural do classicismo consistiu no movimento denominado Renascimento.
Durante o período do Renascimento, que ocorreu entre osséculos XV e XVI, a Europa iniciou uma grande produção artística que resgatava a cultura greco-romana e uma renovação cientifica. Esse novo estilo tinha uma visão antropocêntrica, valorizava-se o ser humano,o conhecimento, e o pensamento racional, ao invés da visão teocêntrica que havia durante a Idade Média.
Este movimento iniciou-se na Itália e difundiu-se pela Europa. A Itália é conhecida como oberço da Renascimento. Os fatores mais importantes para o inicio desse movimento foi o crescimento da burguesia comercial, e o aumento das atividades econômicas marítimas. Para mostrar poder e aumentarsua influência e o prestigio pessoal, muitos burgueses, príncipes e o clero praticavam o mecenato, que era uma prática de proteger e financiar os artistas da época. Era comum os nobres encomendarempinturas e esculturas para expor seu poder.
-------------------------------------------------
As principais cidades que se destacaram no renascimento foram: Florença, Veneza, Gênova, Urbino, Milão eRoma. Nelas criaram-se varias obras de pintura, escultura e arquitetura. Os ricos comerciantes dessas cidades investiram nas artes, fazendo assim com que as artes e a cultura se difundissem para diversosoutros países da Europa, como: Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Polônia, entre outros.
-------------------------------------------------

O contexto literário
A literatura produzida noRenascimento, conhecida como Classicismo, aborda temas e características da Antiguidade greco-romana.
Os escritores do Classicismo utilizavam uma linguagem simples e sem subjetivismo, procuravam nãoexpressar sentimentos e figuras literárias, buscavam através da razão e dos dados fornecidos pela natureza explicar as verdades universais. As obras literárias abordavam homens perfeitos, não homens...
tracking img