Classicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução













No final do século XV, a ciência questionava dogmas religiosos. Comprovara-se que a Terra era redonda. O comércio expandia-se.
Esse processo de mudanças, que se estendeu até o final do século XVI, é chamado de Renascimento, que marca o fim da Idade Média e a transição para a Idade moderna.

É nesse período, depois de quatro séculos do início doTrovadorismo, que surge em Portugal o Classicismo, também chamado de Quinhentismo por ter se manifestado no século XVI, em l527, quando o poeta Sá de Miranda retorna da Itália trazendo as características desse novo estilo (soneto).

O tema predominante nas obras artísticas e literárias do Renascimento é sempre o homem e tudo que diz respeito a ele.






















ContextoHistórico

As grandes navegações fazem com que o homem do início do século XVI se sinta orgulhoso e confiante em sua capacidade criativa e em sua força. Desafiar os mares, percorrer os Oceanos, descobrir novos mundos, produzir saberes, desenvolver as Ciências e transformá-las em tecnologia, tudo isso resulta no surgimento de um homem muito diferente daquele existente na Idade Média e esse homem voltaa ser o centro da sua própria vida, é o chamado (antropocentrismo). O que esse homem faz de melhor é em prol de si mesmo e isso se reflete também na Arte e na Literatura que ele produz nessa época.
Esse caráter humanista ou antropocêntrico estava esquecido nas "trevas" da Idade Média, mas já havia existido na Antigüidade (na civilização grega, por exemplo). E é porque, no início do século XVI,ocorre o ressurgimento ou renascimento do Antropocentrismo, que esse período da História é chamado de Renascimento.
O Renascimento é o momento histórico em que o homem produz grande quantidade e qualidade de obras artísticas e literárias; elas perdem o primitivismo e a ingenuidade das obras medievais e ganham um aprimoramento técnico que supera até as obras da Antigüidade. As cores se multiplicam,surge a noção de perspectiva, as formas humanas são concebidas de maneira mais nítida, (no caso da Arte). O "berço" do Renascimento é a Itália.
Foi, portanto, uma continuação do humanismo, com objetivos mais definidos.
À luz dessas idéias inicia-se, no século XVI, o movimento literário chamado classicismo.
Classicismo Literário
Classicismo é o nome que se dá à literatura produzida durante avigência do Renascimento (século XVI).
Os escritores classicistas retomaram a idéia de que a arte deve fundamentar-se na razão, que controla a expressão das emoções. Por isso, buscavam o equilíbrio entre os sentimentos e a razão, procurando assim alcançar uma representação universal da realidade, desprezando o que fosse puramente ocasional ou particular.
Os versos deixam de ser escritos emredondilhas (cinco ou sete sílabas poéticas), que passa a ser chamada medida velha, e passam a ser escritos em decassílabos (dez sílabas poéticas), que recebeu a denominação de medida nova.
Introduz-se o soneto, 14 versos decassilábicos distribuídos em dois quartetos e dois tercetos.
Características 
Imitação dos autores greco-latinos: como exemplo: Homero e Aristóteles, que eram gregos; Cícero,Virgílio e Horácio que eram latinos. 
Um exemplo da influência desses autores pode ser vista em um trecho do poema de Camões, abaixo:
 “As armas e os barões assinalados
Que, da Ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Traprobana,...
(Camões, Os lusíadas) 
Preocupação com a forma: Rígida exigência quanto a métrica e a rima dospoemas; acentuada preocupação com a correção gramatical, principalmente com a clareza na expressão do pensamento,  a sobriedade e a lógica; preocupa-se com a observância das distinções ou diferenças entre os gêneros literários.
Construção frasal: ocorre a inversão dos termos na oração e de outras no mesmo período, isto devido a influência latina.
Uso de uma linguagem sóbria, simples, sem...
tracking img