Classicismo e humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Municipal Salum de Almeida

O descobrimento do Brasil.
Os limites territoriais brasileiros.
A exploração econômica do território
Brasileiro.

Maués-Am

Escola Municipal Salum de Almeida



Trabalho de elaborado pela aluna Karina
Michiles Kuriyama pela orientação daprofessora Alziléia para obtenção de nota 1º bimestre.

Maués-Am
Limites Territoriais do Brasil
22/03/2013

Os primeiros tratados referentes ao Novo Mundo foram à bula Intercoetera de 1493, realizada pelo papa Alexandre VI e o Tratado de Tordesilhas (1494) que dividiam os domínios de Portugal e Espanha a 370 léguas das ilhas Cabo Verde. Sendo que as terras que ficassem a oestepertenceriam à Espanha e a leste, a Portugal.
No século XVII a expansão territorial da colônia portuguesa aumentou devida.
A ameaça das invasões externas (principalmente dos franceses) e as revoltas indígenas obrigam Portugal a uma ocupação efetiva do litoral do Norte e Nordeste. Por outro lado a expansão da pecuária, a ação dos bandeirantes e as missões jesuíticas desrespeitaram por sua vez o Tratadode Tordesilhas.
Foi necessária então uma série de novos tratados para definir os limites da colônia. Os primeiros foram os Tratados de Utrecht, um em 1713 com a França que definia o rio Oiapoque como limite entre a Guiana Francesa e o Brasil. O outro em 1715 com a Espanha que se comprometia a devolver a colônia de Sacramento para Portugal.
A colônia do Sacramento continuou objeto de disputaentre portugueses e espanhóis, a 13 de janeiro de 1750 foi assinado o Tratado de Madri que definia que a Espanha ficaria com Sacramento e em troca Portugal receberia a região de Sete Povos das Missões (hoje RS).
Vários problemas marcaram este acordo, Portugal não conseguiu ocupar a região das Missões devido à hostilidade dos índios guaranis, organizados pelos jesuítas; além do mais Portugal nãoqueria entregar Sacramento. Esta era de importância vital para o comércio, pois controlava o acesso à região produtora de prata em Potosí, feito por via fluvial.
Pelo Acordo do Pardo em 1761, o Tratado de Madri foi anulado. Com a Guerra dos Sete Anos, a Espanha aliada a França, invadiu a colônia de Sacramento invadindo a colônia portuguesa e tomando todo o Rio Grande do Sul até a região da Ilhade Santa Catarina.
Em 1º de outubro de 1777, assinou-se o Tratado de Santo Ildefonso onde os espanhóis concordam em devolver a Ilha de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, mas em troca ficariam com Sacramento e a região das Missões. Este último foi confirmado pelo Tratado de Badajoz em 1801.
Porém por razões político-econômicas, D. João VI em 1816 envia tropas à região e a anexa ao Brasil como nome Província Cisplatino. A situação só se resolveria em 1828 quando lá foi criada a República do Uruguai.
No ano de 1900 a Questão do Amapá vem a baila, os franceses reivindicavam então uma boa parte daquele território, em detrimento do Tratado de Utrecht. O governo da Suíça foi escolhido como mediador e graças a atuação do Barão do Rio Branco o limite do rio Oiapoque foi mantido.
Depoisde 1870 houve o desenvolvimento da produção da borracha na região amazônica. Houve então uma invasão de nordestinos na região do atual Estado do Acre, que na época pertencia à Bolívia, no intuito de trabalhar nos seringais. Em 1902 ocorre um movimento de brasileiros para anexar esta região ao Brasil.
Em 1903 foi assinado o Tratado de Petrópolis onde o Acre seria incorporado ao Brasil em troca deuma indenização em dinheiro de 2 milhões de libras além de a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.



História do Descobrimento do Brasil

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil. Portuguesas...
tracking img