Classicismo, trovadorismo e humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLASSICISMO

O classicismo trata-se de uma corrente artística que supervaloriza as antiguidades, ou melhor, da Antiguidade Clássica, resgatando elementos artísticos dessa cultura., num período degrandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Características Gerais:
Tem-se como característica principal exatamente a valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura dasantigas Grécia e Roma. Além desta, confira as demais características:
1. - Influência do humanismo
2. - O homem como centro do universo: antropocentrismo
3. - Críticas as visões do mundovoltadas à religião
4. - Racionalismo
5. - Busca pelo equilíbrio
6. - Universalismo
7. - Paganismo
8. - Neoplatonismo
9. Perfeição formal: métrica rima correção gramatical, tudoisso passa a ser motivo de atenção e preocupação
O Fim
O Classicismo chegou ao fim em 1580  com a passagem de Portugal ao domínio espanhol e também com a morte de seu maior representante, o Camões.HUMANISMO
O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Paraos humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma queDeus é o criador destes valores.
O humanismo se desenvolveu e se manifestou em vários momentos da história e em vários campos do conhecimento e das artes. 
Humanismo na antiguidade clássica (Grécia eRoma): manifestou-se principalmente na filosofia e nas artes plásticas. As obras de arte, por exemplo, valorizavam muito o corpo humano e os sentimentos.
Humanismo no Renascimento: nos séculos XV eXVI, os escritores e artistas plásticos renascentistas resgataram os valores humanistas da cultura greco-romana. O antropocentrismo (homem é o centro de tudo) norteou o desenvolvimento intelectual e...
tracking img