Classes sociais na legislacao de hammrabi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Existiam tres classes sociais, os Awilum que eram os homens livres e que contavam com todos os direitos de cidadao, eram formados pelos escribas, os sacerdotes, os profissionais independentes, oscomerciantes, os camponeses e grande parte dos soldados.
Os Muskenum que eram formados pelos pequenos arrendatarios, os soldados mais simples, pastores e escravos libertos.Nao se conhece a verdadeirafuncao dessa classe social na sociedade babilonica. O codigo de Hammurabi procura defender seus direitos especialmente em relacao ao salario que lhes e devido, alem de existirem dispositivos para asalvaguardados direitos da esposa contra a arbitrariedade do marido e dos filhos.
Os escravos dependiam do sentido humanitario dos seus senhores, mas mesmo assim o codigo de Hammurabi preocupou-se com osdireitos deles.Esses direitos determinavam o maximo de horas de trabalho a serem cumpridas por um escravo, um escravo poderia esposar a filha de um homem livre, e os filhos do casal seriam livres, edetermina como dividir a heranca em tais matrimonios.
Sim podiam desposar, e os filhos desse casamento seriam livres tambem.
A legislação moderna foi aprimorada a partir do seu principio, ondeforam levados em consideração os códigos de conduta, a religião e a conciencia que todo o ser humano tem sobre um bom convívio nas sociedades. Na antiguidade, em partes, esses princípios já eram levadosem consideração, mas as penas eram muito rígidas, onde a maioria dos casos não haviam defesas e geralmente resultavam na pena de morte.
Com a evolução dos conceitos e dos códigos de leis e sansões,e da própria sociedade, os julgamentos se tornaram mais técnicos e mais profundos no caso, mais profissionais, e as penas se tornaram mais leves, levando em consideração o direito de vida do cidadão,e o punindo de forma mais humanitária, e com uma visão de recuperação desse cidadão no convívio dele na sociedade.
Sim pois tudo que se fazia de errado era pago igualmente, ou ate mais rigidamente,...
tracking img