Classes multisseriadas: realidade, dificuldades e desafios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CLASSES MULTISSERIADAS:
REALIDADE, DIFICULDADES E DESAFIOS





Maria do Carmo Cardoso Costa
Graduada em Letras/ Português
Pós-Graduanda em Ensino
Universidade Federal do Piauí

RESUMO


O presente artigo tem por objetivo conhecer as principais dificuldades do professor ao ministrar aulas em classes em classesmultisseriadas no Sistema Municipal de Ensino da Zona Rural do município de União. A pesquisa ocorreu com a utilização de questionário semi- estruturados dirigido aos professores das classes multisseriadas rurais. Os mesmos foram aplicados com indagações voltadas para o objetivo da pesquisa e com questões nas quais os professores puderam manifestar opiniões e sugestões a respeito do Sistema em estudo.Conclui-se que muitas as dificuldades no Sistema multisseriado, as principais estão ligadas a aspectos socio-políticos, à situação do professor, à clientela da escola rural, à participação da comunidade, à ação didático – pedagógica, às instalações físicas da Unidade Escolar e a política Educacional rural.

Palavras-chave: Multissiriadas- Dificuldades e desafios


ABSTRATC


The present articlehas for objective to know the main diffculties of the teacher to the ministrar classes in classes multisseriadas in the Municipal System of Teaching of the Rural Zone of the municipal district of Union.The reseach happened with the use of semi-structured questionnaire driven the teachers of the classes rural multisseriadas. The same ones were applied wite inquiries gone back to the objetctive ofthe research and with subjects in which the teachers could manifest opinions and suggestions regarding the System in study. It was ended thar many are the difficulties in the System multisseriado, and the main ones are tied up to partner-political aspects, to teacher’s situation, to the clientele of the rutal school, to the community’ participation, to the didactic-pedagogic action, to thephysical faciliteis of the School Unit and the rural Educacional politics.

Key Word: Multisseriadas-difficulties and challenges





1. INTRODUÇÃO

Uma criança que nasce no campo tem três vezes mais possibilidade de não freqüentar a escola do que uma criança nascida na cidade é o que mostra o relatório situação da infância e adolescência brasileira produzido pela UNICEF (2004) osnúmeros denunciam o difícil quadro da educação rural no Brasil. Dos meninos e meninas que vivem nas áreas rurais , 10,6% não está na escola contra 4 % das crianças da cidade.
Entre os adolescentes que vivem no meio rural, a situação é ainda pior. Na faixa etária de 12 a 17 anos, 10,1% deles não estão alfabetizados na área urbana, esse percentual é de 2,7% isto significa que adolescentes do campo têmquatro vezes mais possibilidades de ser analfabetos.
Mas os problemas não param no acesso à escola. A baixa qualidade do ensino oferecido nos estabelecimentos rurais também é alarmante. Geralmente o conteúdo ensinado nas cidades é levado para o campo desconsiderando as realidades locais ainda é comum encontrar escolas rurais que mantêm seus portões fechados para a comunidade, sem dialogar com ospais dos alunos. Não há portanto, uma preocupação em relacionar os conteúdos ensinados na escola com as vivências das crianças em casa ou mesmo como trabalho no campo.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de 2002, o Brasil tem 8 milhões de alunos matriculados em mais de 107 mil estabelecimentos rurais, representando metade das escolas dopaís aproximadamente 60% desses alunos estão em classes de 1ª a 4ª série. Em 64% dessas classes, crianças e adolescentes de faixa etária e séries diferentes dividem a mesma sala de aula. São as chamadas classes multisseriadas, em que apenas um professor tem que ensinar sozinho o conteúdo das quatros séries iniciais do ensino fundamental.
Os educadores do campo também apresenta níveis mais...
tracking img