Classes gramaticais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FORMAÇÃO DOS QUILOMBOS

Foi ao longo dos séculos XVIII e XIX que se formou a maior parte dos quilombos no atual Estado do Pará. Ao fugir para esses aldeamentos, conhecidos também por mocambos, oescravo conquistava a garantia de autonomia e de liberdade de ação e de movimento.

Segundo o historiador Vicente Salles, a fuga para os mocambos representava, no início, uma solução difícil earriscada. O escravo aventurava-se sozinho, indo abrigar-se, muitas vezes, em aldeias indígenas.

Com o tempo, aprenderam a se organizar. A fuga passou a ser uma estratégia coletiva de resistência aoregime escravista. Surgiram personagens como os acoutadores, que se encarregavam de dirigir os grupos de fugitivos para os quilombos e se tornaram os principais inimigos dos proprietários de escravos.Organizada a fuga, os quilombos cresceram rapidamente, pois eram o principal foco de atração dos negros que escapavam das cidades e das fazendas. A fuga de escravos tornou-se um processo contínuo erotineiro a partir da segunda metade do século XVIII e início do XIX, quando também aumentaram as notícias sobre os quilombos na imprensa local.

A desestabilização político-econômica ajudou nesseprocesso. A decadência dos engenhos de cana-de-açúcar, por exemplo, facilitou a fuga dos escravos. Além disso, após a independência do Brasil, as crises políticas em Belém, capital da província,possibilitaram a fuga em massa dos escravos que viviam na área urbana.

Os mocambos passaram a ser tão numerosos que, não raro, a imprensa alegava que havia mais negros morando em quilombos do que emcativeiros.

Jornais noticiavam constantemente a fuga e a captura de escravos fugidos, como ilustra o trecho abaixo do "Velho Brado do Amazonas", de 1851:

"Não é desconhecido à polícia a notícia deexistirem dois grandes quilombos entre Epinegé e Arauaia, e outros lugares assim infestados de semelhante mal, que diariamente se acoutam escravos fugidos e desertores, tanto que há dias foi capturado...
tracking img