Classes gramaticais

Páginas: 2 (459 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2012
"SENHOR, NESTA TERRA TODOS ROUBAM. SÓ EU NÃO ROUBO"

Luís Vahia Monteiro foi empossado governador da capitania do Rio de Janeiro em 10 de maio de 1724, sucedendo Aires de Saldanha. Coronel deinfantaria em Portugal, ele vinha para deixar seu nome registrado na História do Brasil apenas por ser honesto e rigorosíssimo no cumprimento da Lei.

A simpatia com que foi recebido pelas autoridadeslogo se transformou em desconfiança quando começou a contrariar interesses dos vereadores. Durante seus sete anos de governo, receberia o ódio dos poderosos e a confiança da população.

Luís VahiaMonteiro restaurou as fortificações da cidade, abalada pelas invasões francesas de 1710 e 1711, organizou a arrecadação e o emprego eficiente dos recursos da Fazenda Real e realizou uma devassa notransporte de ouro de Minas Gerais ao Rio de Janeiro.

Mas o que fez realmente o governador cair nas graças do povo foi a sua posição diante da crescente insegurança nas ruas. Luís Vahia Monteiro "tomouimediatas providências no sentido de livrar a cidade da malta de malandros, desordeiros e jogadores, não poupando os que, de qualquer forma, perturbavam a vida social e o sossego dos lares. Com osladrões então era de severidade implacável". (1)

Consta também que era extremamente severo com os poderosos, incluindo aí vereadores, jesuítas, ouvidor, juiz de fora, o que lhe valeu um grande desgaste,pois "não raro as autoridades contavam com as boas graças dos protetores da metrópole". (1)

Como a onça era o animal mais temido na época, principalmente por causa dos ataques aos bandeirantes eaos que se aventuravam nas florestas em busca do ouro nas Minas Gerais, este foi o apelido de Luís Vahia Monteiro, tal o medo que bandidos de toda espécie, de poderosos a pé-rapados, tinham dele. Daí veio daí a expressão "No tempo do Onca", uma das mais conhecidas do imaginário popular e que até hoje, quase três séculos depois, ainda é citada.

Perseguido politicamente, Luís Vahia Monteiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classes Gramáticais
  • classes gramaticais
  • Classes Gramaticais
  • Classes gramaticais
  • Classe gramatical
  • Classes gramaticais
  • classes gramaticais
  • classes gramaticais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!