Classe polyquetas

2309 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CLASSE POLYCHAETA

ALCIONE GEORGIA LUZIA FURTADO DOS SANTOS

Rondonópolis – MT

2010

ALCIONE GEORGIA LUZIA FURTADO DOS SANTOS

CLASSE POLYCHAETA

Rondonópolis – MT

2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. REFERENCIAL TEÓRICO 6

2.1 Estruturas dos Poliquetas 6 2.2 Parede corporal 7 2.3 Locomoção 8 2.4 Poliquetas tubícolas 8 2.5 Sistema Digestivo e nutrição 9 2.6 Sistema respiratório 10 2.7 Transporte interno 10 2.8 Excreção 11 2.9 Sistema nervoso e órgão sensoriais 12 2.10 Reprodução e desenvolvimento 13

3. CONCLUSÃO 14

4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 14

1. INTRODUÇÃO

Anelídeos são animais pertencentes do Filo Annelida (do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural). Em seu desenvolvimento embrionário, há formação dos três folhetos germinátivos, possuem celoma que por este, circulam fluidos que facilitam a distribuição de nutrientes, funciona como esqueleto hidroestático e é onde acomodam os orgãos. O celoma pode estar dividido por septos. O corpo dos anelideos sáo alongados e segmentados e em geral, cada septo corresponde a um segmento e inclui uma porção dos sistemas nervoso e circulatório.

A maioria dos anelídeos possui em cada segmento, um par de cerdas que comportam–se como apêndices de locomoção ou fixação no substrato. Vivem em ambientes aquáticos ( água doce e salgada), e terrestres. Podem ser de vida livre (ambientes terrestres e aquáticos) ou habitando tubos estácioários ou fixos secretados por eles mesmo (algumas especies marinhas).

A epiderme dos anelideos é constituida por um epitélio simples, cilindrico

Relacionados