Classe gramatical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Classe gramatical
A classe gramatical das palavras está dentro da morfologia, a classificação da palavra segundo a sua distribuição sintática e morfológica.
As classes gramaticais variam para cada língua. A língua inglesa é considerada tradicionalmente composta por oito classes apenas. Ainda existem classes em outras línguas que não têmparalelo no português, como o caso das posposições e das circumposições. Na língua portuguesa, existem dez classes. Destas, seis são variáveis e quatro, invariáveis. A saber, as variáveis se flexionam em número, gênero, grau, pessoa, tempo, voz, modo e/ou aspecto; as invariáveis não se flexionam. São elas:
Variáveis
Substantivo:
(Varia em gênero [homem-mulher], número [1homem-2homens] e grau[homem-homenzinho-homenzarrão]);
Artigo:
(Varia em gênero [o-a] e número [o-os]);
Adjetivo:
(Varia em grau [belo-mais/menos belo que-belíssimo], número [belo-belos] e, não necessariamente, em gênero [belo-bela]);
Numeral:
(Varia, não necessariamente, em gênero [dois-duas]);
Pronome:
(Varia em pessoa [ele-eu], e não necessariamente, em gênero [ele-ela], e número [ele-eles]);
Verbo:
(Varia empessoa [desgosto-desgostas], número [desgosto-desgostamos], tempo [desgosto-desgostava-desgostarei], voz [amo, sou amado], modo [desgostais-desgosteis-desgostai], e aspecto [comecei a trabalhar, começarei a trabalhar]).

Invariáveis
Advérbio;
Preposição;
Conjunção;
Interjeição.

-------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Substantivo
Substantivo é toda a palavra que designa ser, coisa ou substância.
De acordo com a gramática portuguesa, um substantivo dá nome aos seres em geral e pode variar em gênero, número e grau.
Para transformar uma palavra de outra classe gramatical em um substantivo, basta precedê-lo de um artigo, pronome ou numeral. Exemplo: "O não é uma palavradura". Artigos sempre precedem palavras substantivadas, mas substantivos (que são substantivos em sua essência) não precisam necessariamente ser precedidos por artigos.
-------------------------------------------------
Artigo (gramática)
Artigos são palavras que precedem os substantivos para determiná-los ou indeterminá-los. Os artigos definidos (o, a, os, as), de modo geral, indicam seresdeterminados, conhecidos da pessoa que fala ou escreve.Para generalizar(não particularizar) ou Particularizar(deixar determinado,particular)
* Falei com o médico.
* Já encontramos os livros perdidos.
Os artigos indefinidos (um, uma , uns, umas) indicam os seres de modo vago, impreciso.
* Uma pessoa lhe telefonou.
* Uns garotos faziam barulho na rua.-------------------------------------------------
Adjetivo
Adjetivo é toda palavra que se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo.[1] Flexionam-se em gênero, número e grau.
Sua função gramatical pode ser comparada com a do advérbio em relação aos verbos, aos adjetivos e a outros advérbios.
Exemplos: borboleta branca
Da mesma forma que os substantivos, os adjetivos contribuem para a organização do mundo em que vivemos.Assim, distinguimos uma fruta azeda de uma doce, por exemplo. Eles também estão ligados a nossa forma de ver o mundo: o que pode ser bom para uns pode ser mau para outros.
-------------------------------------------------
Numeral
Numeral é toda palavra que encerra a idéia de número. Os numerais podem ser classificadoscomo cardinal, coletivo, ordinal, multiplicativo, fracionário, partitivo ou romanos.
-------------------------------------------------
Pronome
Em linguística, os pronomes são um conjunto fechado de palavras de uma língua que podem substituir substantivos variados, ou frases derivadas deles, na formação de sentenças.[1] Em geral, os empregos de cada pronome podem depender da natureza gramatical ou semântica do substantivo representado, de sua função gramatical na...
tracking img