CLARICE LISPECTOR

Páginas: 4 (865 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2015


CLARICE LISPECTOR

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, veio para o Brasil em março de 1922, passou a infância na cidade do Recife e em 1937mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito.
Clarice Lispector estreou na literatura ainda muito jovem com o romance "Perto do Coração Selvagem" (1943), que teve calorosa acolhida dacrítica e recebeu o Prêmio Graça Aranha.
Em 1944, recém-casada com um diplomata, viajou para Nápoles, onde serviu num hospital durante os últimos meses da Segunda Guerra. Depois de uma longa estada naSuíça e Estados Unidos, voltou a morar no Rio de Janeiro.
Clarice Lispector começou a colaborar na imprensa em 1942 e, ao longo de toda a vida, nunca se desvinculou totalmente do jornalismo. Trabalhou naAgência Nacional e nos jornais A Noite e Diário da Noite. Foi colunista do Correio da Manhã e realizou diversas entrevistas para a revista Manchete. A autora foi cronista do Jornal do Brasil.Produzidos entre 1967 e 1973, esses textos estão reunidos no volume "A Descoberta do Mundo".
Clarice Lispector faleceu no Rio de Janeiro no dia 9 de dezembro de 1977.

Entre suas obras mais importantes estão:- "A Legião Estrangeira" (1964),
- "Laços de Família" (1972),
- “A Paixão Segundo G.H.”. (1964)
- "A Hora da Estrela" (1977).
A HORA DA ESTRELA (Resumo)
A obra nos mostra a crise existencial de duaspessoas: Macabéa, uma imigrante alagoana que vem para o Rio de Janeiro buscar melhores condições de vida e Rodrigo S. M., um escritor fictício que conta a vida de Macabéa. De seu lado, Macabéa aparececomo um ser totalmente sem cérebro e, no início, assexuada. Ingênua ao extremo, tal personagem chega a ser digna de pena. Ela não consegue enxergar sua própria condição, nunca desconfiara de que a tiaera ruim, não sabe pensar e muito menos falar. E isso causa certa agonia no leitor.
O final da história é igualmente desolador: Macabéa descobre estar doente, com início de tuberculose; vai até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clarice Lispector
  • clarice lispector
  • Clarice Lispector
  • clarice lispector
  • Clarice lispector
  • Clarice lispector
  • Clarice Lispector
  • Clarice lispector

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!