Clarice lispector

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLARICE LISPECTOR
Este trabalho tem como objetivo aprimorar certos conhecimentos e descobrir um pouco do mistério da grande escritora Clarice Lispector.
BIOGRAFIA
A provável data de nascimento da escritora Clarice Lispector, foi no dia 10 de dezembro de 1920, segundo a biografia lançada em 1995 por Nádia Battela Gotlib intitulada por Clarice, Uma vida que se conta.
Clarice nasceu na Ucrânia,antiga União Soviética, e se mudou para o Brasil, Alagoas, aos dois meses de idade, pouco tempo depois, no ano de 1924, Clarice mudou-se com a família, composta pelos pais Pedro Lispector e Marian e mais duas irmãs mais velhas: Elisa e Tânia, para Recife, onde passou toda a sua infância e parte da adolescência. Clarice frequentou o Grupo Escolar João Barbalho, onde aprendeu a ler, cursou oterceiro ano primário no Colégio Hebreu – Índiche – Brasileiro, começou o ginásio no Ginásio Pernambucano. Em 1935, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde a mãe faleceu. Matriculou-se no Colégio Silvio Leite, posteriormente cursou a Faculdade de Direito. No ano de 1939, Clarice começou a trabalhar como redatora na Agência Nacional e como tradutora e jornalista no jornal A Noite. No ano de1943, já formada em direito, “Me formei por pirraça, só para provar que era capaz de levar até o fim”, Clarice casou-se com o diplomata Maury Gurgel Valente. Por causa da carreira do diplomata, Clarice morou em muitos países: Itália, Suíça, Inglaterra. Em 1952, foi para Washington (EUA), onde viveu com seus dois filhos, Pedro e Paulo Gurgel Valente, por oito anos. Em 1959, separou-se do marido eretornou definitivamente para o Brasil, um dos filhos ficou com ela no Brasil, Rio de Janeiro; o outro se mudou com o pai para o exterior, que se casou novamente. Em 1967, a personalidade de Clarice se transformou por motivo de um incêndio em sua casa provocado por um cigarro aceso esquecido. Fez cirurgias plásticas e continuou a escrever; deprimida, porém, recusando convites e homenagens, iniciandoum pouco de recolhimento doméstico. Clarice morreu de câncer, a 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu aniversário de 57 anos de idade.
Mas Clarice continua sendo considerada hermética por alguns, magistral e luminosa por outros – misteriosa por todos. Quando ela morreu Carlos Drummond de Andrade escreveu:
“Clarice
Veio de um mistério
partiu para outro
ficamos sem saber a essência domistério
ou o mistério não era essencial.
Essencial era Clarice vagando nele.”

ESTILO LITERÁRIO DE CLARICE

Clarice Lispector tem um estilo literário inconfundível, presente em toda sua obra. A renovação da linguagem se encontra constante num grau que aproxima a prosa da poesia. Seus textos, apenas narram histórias, mas também apresentam a síntese e a força expressiva típicas da poesia. Além dalinguagem, outro aspecto inovador na obra de Clarice é a visão do mundo que surge de suas histórias. Mesmo tendo se iniciado como escritura numa época em que os romancistas brasileiros estavam voltados para a literatura regionalista ou de denúncia social, Clarice enfoca em seus textos o ser humano em suas angústias e questionamentos existenciais. Em suas narrativas, o enredo, bem como aspersonagens, as referências de tempo e espaço ganham novos significados: o enredo é quase sempre psicológico. O tempo e o espaço, por sua vez tem pouca influência sobre o comportamento das personagens; o tempo é psicológico e espaço é quase acidental. A indiscutível originalidade e a perturbadora percepção da validade presentes, na obra de Lispector a tornam única dentro da literatura brasileira. Éimpossível ficar-se indiferente diante do texto de Clarice, pois a força da sua linguagem é a intensidade das emoções das suas personagens atingem em cheio o leitor, provocando no mínimo um incômodo estranhamento. É como se o texto convidasse o leitor a desvendá-lo e, desvendando-o, descobrisse um pouco mais do ser humano.
“Os passos estão se tornando mais nítidos. Um pouco mais próximos. Afora soam...
tracking img