CLARICE LISPECTOR FELICIDADE CLANDESTINA

632 palavras 3 páginas
Clarice Lispector
Sobre a obra "Felicidade Clandestina"
Publicado pela primeira vez em 1971, Felicidade clandestina é um livro que reúne 25 contos da escritora brasileira Clarice Lispector - alguns já publicados anteriormente - sendo também o título do primeiro conto.
Os textos reunidos nessa obra podem mais facilmente serem classificados como “contos”, mas como Clarice não se prendia a convenções de gêneros, todo o conjunto reunido em Felicidade Clandestina migra de gênero em gênero, ora aproximando-se do conto, ora aproximando-se da crônica, ou por vezes sendo quase um ensaio. De fato, muitos dos textos reunidos neste livro foram publicados como crônicas no Jornal do Brasil, para onde Clarice escrevia semanalmente de 1967 a 1972.

Ao todo, Felicidade Clandestina reúne 25 textos que tratam de temas diversos, tais como a infância, a adolescência, a família, o amor e questões da alma. Assim como a crônica que dá título ao livro, muitos dos textos apresentam algo de autobiográfico, trazendo recordações da infância da autora em Recife, alguma personagem que marcou seu passado, etc. Através da recordação de fatos do seu passado, Clarice Lispector busca nos contos fazer uma investigação psicológica de autoanálise.
Como é comum nas obras de Clarice Lispector, a descrição dos ambientes, das personagens e o enredo perdem a importância para a revelação profunda dos personagens (epifania). Ou seja, uma súbita sensação de realização ou compreensão da essência de algo. Também pode ser um termo usado para a realização de um sonho com difícil realização.
Pertencem a esse livro os seguintes contos:
Felicidade clandestina
Uma amizade sincera
Miopia progressiva
Restos do carnaval
O grande passeio
Come, meu filho
Perdoando Deus
Tentação
O ovo e a galinha
Cem anos de perdão
A legião estrangeira
Os obedientes
A repartição dos pães
Uma esperança
Macacos
Os desastres de Sofia
A criada
A mensagem
Menino a bico de pena
Uma história de tanto amor
As águas do

Relacionados