Clareamento dental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Introdução
A moda do clareamento dentário, que já era comum nos Estados Unidos, pegou também no Brasil. Embora as técnicas para deixar os dentes brancos existam desde 1860, o tratamento ganhou popularidade há apenas dez anos.
Seja para reverter os sinais da idade, seja apenas para manter um sorriso mais branco e com a aparência saudável, cada vez mais os pacientes entram nosconsultórios em busca de soluções estéticas para sua boca.
Uma prova disso é a grande procura pelos métodos de Clareamento Dental. O avanço dos recursos disponíveis e a introdução de novos aparelhos proporcionam aos pacientes um tratamento muito mais rápido com resultados mais satisfatórios.
Com tudo isso a procura pelo tratamento tornou-se rotineiro, pois esses pacientes querem demonstrar a boaaparência e estar com seu alto estima aguçado.











2.0 Técnicas de Clareamento



2.1 Problemas com o escurecimento dos dentes, saúde, psicológico e social.

Vários fatores podem provocar o escurecimento dos dentes, as causas mais comuns são os tratamentos de canal e a ingestão de alimentos com muito corantes . Os dentes possuem vários canalículos que sãoprolongamentos do próprio nervo; como eles são vazios, tudo o que se come é acumulado ali, com isso os dentes escurecem gradativamente.
Na cultura moderna ocidental a aparência é de suma importância e exige um novo padrão de beleza do sorriso, o atual padrão de beleza traduz-se por dentes claros, bem contornados e corretamente alinhados. A beleza é um fator determinante na auto-estima, que é crucialnos relacionamentos interpessoais. Alterações na aparência podem refletir no comportamento psico-social do ser humano. As pessoas procuram dentes brancos por diversas razões e essas podem ser: sociais, profissionais e psicológicas, de acordo com a cirurgiã dentista Vanessa Bueno, professora e coordenadora da pós-graduação em Dentística e Estética da São Leopoldo Mandic, os tratamento estéticos vãoalém de resolver um problema bucal, eles devolvem a auto-estima ao paciente. “Há quem se comova de tanta felicidade, surpreendido com o resultado de um procedimento bem realizado”.
O clareamento, em suas diversas formas é a modalidade de tratamento mais conservadora, por manter intactas as estruturas dentárias sadias. O clareamento dental feito por um profissional qualificado, nãoapresenta riscos a saúde nem causa danos à gengiva, mas é contra-indicado para mulheres grávidas, pacientes com recessão gengival severa, hipersensibilidade dentinária severa, alergia a algum componente do clareador, úlceras e feridas nas gengivas e mucosas bucais ou com histórico de lesões malignas (câncer) ou pré-cancerizáveis. O dente clareado pode escurecer novamente, mas nunca ficará tão escuroquanto antes, depois de 1 ou 2 anos pode ser necessário uma manutenção.


2.2 Técnicas de Clareamento Dental


Nos tempos modernos, pesquisadores vêm usando substâncias para clarear os dentes desde 1868. Em 1910, as técnicas de clareamento incluíam o uso de peróxido de hidrogênio com instrumento aquecido. Em 1948, o clareamento com cloreto de cálcio foi praticado. A partir de 1960, operborato de sódio foi introduzido junto ao peróxido de hidrogênio, alcançando melhores resultados. Também em 1960 o clareamento dental caseiro foi proposto nos EUA, tendo ficado adormecido até 1989, quando Haywood e Heymann o descreveram em detalhes.
A partir daí, grandes indústrias investiram em pesquisas e marketing, tornando o clareamento dental em uma técnica segura e de grandes resultados aquem a ela se submete.


Hoje existem as seguintes técnicas de clareamento:

□ Clareamento caseiro (home bleachig)
O clareamento dental feito pelo próprio paciente em sua casa consiste, basicamente, na auto-aplicação por parte do paciente de um gel a base de peróxido de carbamida, através de uma moldeira plástica (placa), durante o sono (6 a 8 horas durante 3 semanas no mínimo) sempre...
tracking img