Clara dos anjos obra de lima barreto: uma reflexão sobre o preconceito racial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA
Departamento de Letras
Curso de licenciatura em Letras










USIEL ALVES GOMES








PROJETO DE PESQUISA
CLARA DOS ANJOS OBRA DE LIMA BARRETO: UMA REFLEXÃO
SOBRE O PRENCONCEITO RACIAL






















OLINDA/ 201




CLARA DOS ANJOS OBRA DE LIMA BARRETO: uma reflexão sobre o preconceito racial
(1904-1922)USIEL ALVES GOMES







ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Teoria da Literatura










Linha de pesquisa: Literatura e Sociedade


Orientador: Professor Mestre Frederico José Machado da Silva






Projeto de pesquisa de pesquisa apresentado a faculdade de ciências Humanasde Olinda como requisito parcial na disciplina do Tcc do curso de letras ministrada pelo o professor Mestre Frederico José Machado da Silva.




OLINDA/ 2012

APRESENTAÇÃO




Este projeto tem por objetivo analisar os aspectos socioculturais na obra de Clara dos Anjos de Lima Barreto, sob uma visão atenciosa do universo socialcomo meio de avaliar o preconceito racial na sociedade.
Durante as pesquisas subsequentes á defesa da dissertação do Tcc, pudemos perceber que a sociedade brasileira experimentava, desde o final do século XIX, profundas alterações em sua organização política, econômica e social, ocasionadas principalmente pela libertação dos escravos, a chegada dos imigrantes que vieram substituí-los naslavouras, o advento da República.
Em vista disso, o presente projeto de pesquisa objetiva, além de atender às exigências regimentais do referido programa, propor um debate mais contundente sobre a visão de Lima Barreto na crítica daquela sociedade preconceituosa injusta e racista do Rio de Janeiro.




JUSTIFICATIVA



Há um impasse quando se trata da discussão sobre o preconceito racialno Brasil. Existe uma corrente crítica que aponta o caráter basilar social, sociocultural e econômica de uma sociedade já sofrida e marginalizada. Mesmo em Clara dos Anjos, um romance que, por seu tema, destaca o caráter confessional, comparece o cronista que anota os aspectos mais triviais de sua cidade. A temática obsessiva do preconceito se revela na persistência do autor, onde existe umahistória de sedução que retrata a pobreza e o preconceito racial.




Sempre que se estuda a obra de Lima Barreto, esbarra-se na influência que a vida do autor teria exercido na elaboração de sua obra. Sem dúvida, suas narrativas originam-se de traços biográficos, pois frequentemente surpreendem-se semelhanças entre a vida do autor e muitos de seus personagens, além da incessantedenúncia do preconceito racial de que são vítimas os mulatos. (GUARACIABA, 2003, p. 4)


Nesse sentido a sociedade brasileira é constituída por uma miscigenação de raças, caracterizando-se por uma pluralidade étnica, sendo esta um resultado de acontecimento históricos e correntes culturais diversificadas. O preconceito racial foi pretexto de exclusão social do indivíduo, porintermédio do conceito equivocado do significado raça.
O ponto de partida para os romances, contos e crônicas de Lima Barreto compõe um painel em que se desenham de forma mais clara os verdadeiros mecanismos de relacionamento social típicos do Brasil no início do século XX.
Entendemos, portanto, como necessário uma reflexão na seleção de textos constituído na tentativa de compreender asimplicações de defeitos numa estrutura social mais ampla, impiedosa e forte, a sufocar a manifestação dos homens que divergiam dela.
Por esses motivos este projeto averigua como a realidade social se transforma em componentes de uma estrutura literária, a ponto dela poder ser estudada em si mesma e como só conhecimento desta estrutura permite compreender a função que a obra exerce....
tracking img