Claa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Concretos leves e Estruturais

Por: Paulo André da Mata Costa*

Concreto é um assunto interessante, visto que tudo à nossa volta está relacionado a ele. Recentemente o mundo da construção viveuma explosão de tecnologia e, uma dessas áreas tecnológicas estuda especificamente as propriedades do concreto, visando oferecer um produto que atenda as necessidades de estanqueidade, isolamentoacústico, e resistência, diminuindo sua densidade, e oferecendo segurança às estruturas onde são utilizados.
Dentre todos os concretos, o mais utilizado é o de cimento Portland. Talvez porque a forma deproduzir esse concreto è bastante prática. Desde 1824 quando o cimento Portland foi patenteado até 1970, ele não passou de uma mistura de agregados, cimento e água, não possuindo um ingrediente quefosse capaz de alterar significantemente suas propriedades.
Somente nas últimas quatro décadas é que o cimento entrou em sua fase tecnológica e passou a ser possível o estudo de sua microestrutura,produzindo-se, entre outros, os conhecidos concretos leves, que pode ser somente leve ou ainda estrutural.
O concreto leve estrutural diferencia-se do concreto leve porque o primeiro é reconhecidopelo seu reduzido peso específico e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico com uma densidade próxima dos 500kg/m³, lembrando sempre que a baixa densidade afetara diretamente a resistênciado concreto. Esse tipo de concreto é usado em casos específicos, para atender algumas obras e preencher lajes, fabricar blocos, regulamentar superfícies, envelopar tubulações etc.
Já o concretoleve possui uma densidade entre 400 e 1800 kg/m³. Apresenta ótima redução do peso próprio em relação aos concretos convencionais e excelente isolamento térmico e acústico, podendo ser um concretocelular espumoso, um concreto com isopor ou com argila expandida. Seu uso é especifico para enchimento e regularização de lajes, pisos e elementos de vedação.
Esses concretos leves são produzidos com a...
tracking img