Ciências renascimentistas

577 palavras 3 páginas
Ciências

Estudioso de Astronomia revoluciona o céu Depois de realizar inúmeros experimentos, o astronomista Nicolau Copérnico, contrariara a ideia de que a Terra é o centro do universo. Ele diz que isso nao e possivel, ja que a Terra faz parte do sistema solar. Este revolucionário homem defende a teoria heliocêntrica, apesar de causar bastante estranhamento geral. Resta indagar o que a Igreja dirá de tal ideia.

Nicolau Copérnico – Reportagem por Abigail Da Vinci
Estudante polônes da Universidade de Cracóvia, descobrira seu interesse pela Astronomia em 1491 Ordenado padre, era também médico –dedicado aos doentes pobres- jurista e astrônomo. Interessava-se pelo que via nos céus e não se satisfaz com as explicações que colocam a Terra no centro do Universo. Estudioso, acabara criando a hipótese de que essas teorias não são verdadeiras. De volta a Frauenburg, em 1506, construira um pequeno observatório para investigar o movimento dos corpos celestes. Descrevera os resultados de sua pesquisa em 1507, no livro Pequeno Comentário sobre as Hipóteses de Constituição do Movimento Celeste. No entanto, só o divulgara em 1530, por receio da reação da Igreja Católica. Este ano apresentou o sistema cosmológico com os princípios do heliocentrismo na obra Das Revoluções dos Corpos Celestes, ainda recebido com certa desconfiança, e muitos são os que o veem como um visionário. Segue abaixo, uma entrevista feita com o mesmo.
Entrevistadora: Boa tarde, sr Copérnico.
Copérnico: Boa tarde.
Entrevistadora: Sabe-se que que suas teorias foram escritas em 1507, porém só obtiveram possível acesso, em 1543. Como se explica esse fato?
Copérnico: Fora necessário, pelo fato de que a Igreja estipulara uma ideia de que a Terra é o centro do universo, e a sociedade atual crê nisso, com fervor. Não poderia publicar uma ideia de tamanho impacto, assim tão rapidamente.
Entrevistadora: Então, pode-se afirmar que você desafiara a Igreja? O senhor teme em o que eles possam fazer em

Relacionados

  • A constitucionaliza o do Direito privado
    19456 palavras | 78 páginas
  • thiago silva
    122347 palavras | 490 páginas