Ciências - 7an

332 palavras 2 páginas
Resumos de Ciências Naturais
Teste dia 16 de Março 2010
Teoria da deriva continental por Wegener I. Antes do século vinte já se suspeitava que os continentes nem sempre estiveram nesta posição. II. 1915 – Alfred Wegener físico/meteorologista alemão propôs a teoria da mobilidade dos continentes Teoria da deriva continental OU Teoria da deriva dos continentes. III. Wegener afirmou que à c. 200 milhoes de anos os continentes estavam todos unidos formando a Pangeia e rodeado pelo único oceano Pantalassa. IV. 1. Imagem que ilustra a Pangeia e o Pantalassa V. A Pangeia fragmentou-se em 2 dando origem a outros 2 continentes Laurásia e Gondwana separados pelo Mar de Tétis e rodeados pelo Pantalassa

Argumentos utilizados por Wegener

1) Argumentos morfológicos ou geográficos (topográficos):
Os continentes escacham como um puzzle. 2) Argumentos geológicos (litologicos):
As rochas em alguns continentes são iguais às de outros, mesma idade, exemplo Africa e America Sul.

3) Argumentos paleontológicos:
Wegener verificou que existiram espécies de animais em todo o mundo da mesma espécie, ou seja, nenhum deles era capaz de atravessar um oceano… 4) Argumentos paleocilmaticos:
Wegener conclui que houve o gelo no sul da America e Africa, se estes continentes estivessem nas posições actuais seria impossível.

Apesar dos argumentos apresentados pelo Wegener , não consegui convencer (não foi capaz de explicar) a comunidade cientifica da época porque não explicava o motivo da mobilidade dos continentes.

II guerra mundial trouxe a necessidade de desenvolver técnicas para analisar o fundo dos oceanos. Uma delas foi SONAR, uma maquina colocada num barco que emite sons e conforme a velocidade que estes demoram a ir e voltar a maquina detecta os “altos e baixos”

O fundo dos oceanos é constituído por:
-Fossa Abissal -Falha transformante
-Planicie Abissal -Talude Continental
-Rifte -Plataforma Continental
-Dorsal

Relacionados

  • Roteiro de Exames Laboratoriais de Análises Clínicas
    2474 palavras | 10 páginas