CIÊNCIA FORENSE: A Contribuição da Perícia Criminal para o Desfecho do Caso Isabella Nardoni

5370 palavras 22 páginas
1. INTRODUÇÃO

A Ciência forense é uma área de estudo prevista pelo Código de Processo Penal, que se ocupa da análise científica das evidências de um crime.
Os conhecimentos científicos de diversas áreas são envolvidos, tais como: antropologia forense, odontologia forense, toxicologia forense, balística, biologia forense, botânica forense, genética forense, entre outras. Todo o seu trabalho é baseado na formação e especialização a que se dedicou.
O Perito é o servidor público concursado, com formação superior que trabalha com conhecimentos técnicos e científicos para comprovar a veracidade de fatos ou circunstâncias.
Este profissional trabalha a serviço da justiça, pois direciona as investigações. É capaz de explorar sistematicamente a cena de um crime, valendo-se de técnicas e equipamentos que auxiliam na busca de evidências. Trabalham com provas técnicas ou periciais, com base em análises de vestígios deixados no local do delito.
O presente trabalho se dispôs a apresentar o caso da menina Isabella Nardoni, morta pelo pai e madrasta em 2008. Os peritos foram de extrema importância para o desfecho do caso, colaborando com as investigações da polícia, com a acusação dos envolvidos através de descobertas a partir de vestígios, e com a decisão do juiz no julgamento dos réus a partir de provas materiais.

1.1 Problema

A utilidade do serviço de perícia criminal é produzir a prova da materialidade do crime e vincular o autor à cena do crime. Sendo assim, qual a contribuição da perícia no deslinde do caso Isabella Nardoni?

1.2 Hipóteses

Houve o esclarecimento do fato delituoso, definindo a participação de cada um dos envolvidos, não somente para fins de esclarecimento do fato, mas também, para a definição do grau de culpabilidade dos agentes.

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Determinar o trabalho realizado pela equipe da perícia científica que embasou a decisão do juiz na condenação dos réus no caso Isabella Nardoni.

1.3.2 Objetivos Específicos

Relacionados