CIVILIZACAO CARAL HISTORIA

720 palavras 3 páginas
FONTE: http://www.zonacaral.gob.pe/ acesso dia 14/06/15
Caral
Considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO no dia 29 de junho de 2009, e também a mais antiga civilização de toda a América, a cidade sagrada de Caral, localizada a 200 quilômetros ao norte da capital Lima, se destaca como um dos destinos turísticos mais importantes do país.
Originou-se há 5000 anos, sobre o mesmo tempo que o velho mundo, como o Egito, Mesopotâmia, Índia e China. Localizada exatamente na província de Barranca, desenvolveu inicialmente isolada de outras populações, ao contrário de outras culturas no mundo que tiveram o intercâmbio de conhecimentos, produtos e experiências.
Assim, trata-se de uma das zonas geográficas que se podem considerar como berço da civilização mundial pela sua antiguidade, e pelo seu desenvolvimento independente.

Exploração:
Há duas décadas a Cidade Sagrada de Caral começou a ser estudada e valorizada pelo projeto de estudos liderado pela arqueóloga Ruth Shadye hoje trabalham no local 15 arquitetos e 19 arqueólogos.
Shady escavou em Caral a partir de 1996 e apresentou os seus dados pela primeira vez em 1997, no livro "A Cidade Sagrada de Caral-Supe nos alvores da civilização no Peru". Nesse livro sustentou abertamente a antiguidade pré-cerâmica (a ausência de cerâmica surpreende os pesquisadores por ser um lugar tão antigo e ter arquitetura monumental) da Cidade Sagrada de Caral, afirmação que consolidou de maneira irrefutável nos anos seguintes, através de escavações intensivas no lugar.
O Projecto Especial Arqueológico Caral-Supe está a cargo dos trabalhos na Cidade Sagrada de Caral, bem como dos assentamentos próximos de Áspero, Miraya e Lurihuasi. A arqueóloga Ruth Shady, viaja ao vale em forma permanente para continuar o trabalho das escavações e descobertas nesta parte de um país arqueologicamente rico e de diversas culturas milenares.

A cidade:
Segundo a toponímia do quechua de Yungay, Peru, a palavra Caral provém de Qaqaq que significa

Relacionados