Civilização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Civilização
Nova fase da organização social
A palavra civilização é utilizada com diferentes significados. Na linguagem comum dizemos que é alguém civilizado é uma pessoa educada, que tem boasmaneiras. Mas ao se referir aos povos tem outro significado.O termo civilização passou a ser usado na França, em meados do século XVIII com o sentido de progresso.Com esse conceito a humanidade passapor etapas de evolução social.
Alguns cientistas montaram classificações evolutivas, com isso queriam enquadrar todas as sociedades, desde o Paleolítico. Nessas classificações a civilizaçãocorresponderia às altas culturas, que é superior as culturas primitivas, selvagens ou bárbaras.
Muitos historiadores rejeitam as nações de superioridade ou inferioridade cultural entre os povos.
No entanto otermo civilização continua sendo utilizado nos estudos históricos
, apenas para se referir a organização social.
Nas palavras do historiador Jaime Pinsky, civilização não é elogio, e pré-civilizadonão pode ser tomado como ofensa.
PRIMEIROS EVENTOS
Os eventos costumavam der associados ao surgimento das sociedades civilizadas, entre os quais: as primeiras cidades, sistemas de registros eescrita, a formação do estado e o aprofundamento das divisões dos grupos sociais.
ALDEIAS E PRIMEIRAS CIDADES
O cultivo da terra permitiu as sociedades produzissem mais alimentos. Assim a populaçãohumana cresceu rapidamente. Assim começaram a ampliar as áreas cultivadas e desenvolver técnicas para melhorar a produtividade do solo.
Uma das consequências foi a divisão do trabalho. Uma pessoa comhabilidade para fazer cerâmica podia empregar a maior parte do seu dia nessa atividade, para depois fazer outro serviço. Isso aconteceu depois com outros tipos de atividade, o que permitiu o surgimentode funções específicas.
Com o tempo as aldeias foram incorporando às suas estruturas físicas novos elementos. Por exemplo uma muralha protetora , templos para cultos, casas para moradia, armazéns,...
tracking img