Civilazações Incas

319 palavras 2 páginas
Incas – História 2 – M51 – Josh

Chavin (Serra norte do Peru) [1000 – 200 a.C.]

Uma das primeiras culturas relevantes pré-incaicas foi a de Chavin no período chamado “Horizonte Inicial”, e durou um milênio nas regiões dos Andes.
Quem se destacava em atividades comuns (pesca e caça) ou nas atividades novas (escultura, arquitetura, pecuária e agricultura) eram convertidos em líderes que forçavam a comunidade a produzir mais. A decadência de Chavin só ocorreu por um “atraso” no desenvolvimento da cultura por conta de intervenções militares.

Moche (Oeste e Noroeste do Peru) [200 a.C. – 700 d.C.]

A beira do continente a civilização Moche criou sistemas de irrigação agrícola. Os Mochicas eram exímios metalúrgicos, os quais descobriram muito cedo as propriedades dos metais (ouro, prata e cobre). Desenvolveram técnicas de fundição, refinação e solda (a quente e a frio), dobraduras, extrusão e laminação de materiais. Estas técnicas permitiram criar utensílios como taças, pratos, colares, medalhas, pulseiras, máscaras, e até instrumentos como flauta e tambor.

Nazca (Sul do Peru) [300 a.C. – 800 d.C.]

Umas das mais conhecidas civilizações incas, tendo produzido os famosos e imensos geoglífos e também, aquedutos com estranhas imagens de seres zoomórficos.

Tiwanaku (Bolívia) [300 – 1000 d.C.]

Floresceu de uma cidade ancestral próximo ao lago Titicaca. Importante mas não conhecida por suas construções feitas de pedras esculpidas com uma precisão incrível (casas e estatuas).

Wari/Huari (Andes) [500 – 1200 d.C.]

Foi de grande influência militar, arquitetônico e também como caminhos fáceis para combater. Seus antecessores foram os mochicas.

Chimu (Norte do Peru) [1000 – 1500 d.C.]

Também sucessora do povo Moche, a civilização Chimu se destacava pela arquitetura e urbanismo, considerados os melhores arquitetos do Peru antigo pela construção da cidade de Chan Chan, Muralha de Chimu e a Fortaleza de Paramonga.
{Lhamas e Crianças}

Relacionados