Cituações Politcas Economica Socais

1408 palavras 6 páginas
SUMÁRIO
1

INTRODUÇÃO
A reflexão sobre a sociedade e política ocupa uma grande importância para a humanidade, independentemente das conjunturas e períodos históricos. Mas, certamente, há conjunturas e períodos históricos nos quais a sua reflexão assume maior relevância. A atual conjuntura e período histórico, profundamente caracterizado pela redução das necessidades materiais e culturais humanas aos imperativos do mercado, pelo avanço do oficialismo estatal, pelo controle e manipulação da informação e pela progressiva idiotização de uma grande parte da sociedade, exige de nossa parte situar os pensamento críticos das questões da sociedade e a política no centro das nossas ideias e das nossas práticas sociais. Exigência colocada para todos aqueles que reconhecem a pertinência de lutar por um mundo melhor e de avaliar as escolhas e opções realizadas enquanto ator social individual e enquanto parte integrante de atores sociais coletivos.
O propósito deste texto é contribuir para os pensamento críticos das questões da sociedade e a política. E, enquanto tal, volta-se prioritariamente para estudantes e jovens ativistas políticos. A construção e organização deste texto não foi conduzida por um “especialista” em Filosofia e Política. Todavia, pretende-se que o texto dê conta de combinar um determinado rigor na abordagem do pensamento críticos e das questões políticas da sociedade. O texto se divide em duas partes norteadora: Passado e Presente.

DESENVOLVIMENTO

Na década de 1970, as manifestações eram ligadas a um fato específico, como a morte de um estudante, por exemplo, para dar vazão a uma questão maior. Hoje, o aumento da passagem de ônibus foi um pretexto, uma gota d’água que fez transbordar o descontentamento geral e a falta de respeito que o Estado exerce sobre o

Relacionados