Citronela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CITRONELA
Cymbopogon nardus (L.)

A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Considerado um ótimo repelente, o óleo da citronela é rico geraniol e citronelal.
Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. Aresposta é sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados. Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.
Nomercado, podemos encontrar vários produtos fabricados com óleo de citronela, entre eles, loções e óleos repelentes, utilizados principalmente no verão, em regiões litorâneas, onde há grande incidência de mosquitos e borrachudos.
[pic]

Dados Gerais
Nomes populares e científicos: Citronela-do-ceilão (Cymbopogon nardus)
Família: Poaceae
Clima: tropical
Solo: não é muito exigente, mas recomenda-seplantio em solo fértil e úmido.
Luminosidade: exige sol pleno, a planta não vai bem à sombra ou meia-sombra.
Propagação: divisão de touceiras, em qualquer época do ano.
Regas: quando não há chuvas, regar quatro vezes por semana.
Espaçamento para plantio: 1 m entre as mudas
Replantio: a cada três anos.
Parte usada: folhas e colmos verdes e seu óleo essencial.
Componentes químicos (principais):Citronelol e citronelal

Descrição Botânica
É uma erva perene, cespitosa, de 0,80 -1,20m de altura. Os colmos são eretos, lisos, semilenhosos, maciços, de cor verde-clara e internós longos sobre um rizoma curto amarelo-escuro, com inúmeras raízes fortes, fibrosas e longas.
As folhas são planas, inteiras, estreitas, longas, de 0,5 -1m de altura, com margens ásperas, ápice agudo, face superiorverde-escura-brilhante e inferior verde-oliva-grisácea. Apresentam aspecto curvo, sendo intensamente aromáticas, lembrando o eucalipto citriodora. A inflorescência é em panícula, formada por racemos curtos e geminados. A citronela dá sementes atrofiadas, embora floresça abundantemente na primavera. Espécie originária do Ceilão e sul da Índia

Cultivo
Não existem seleções de variedades decitronela, e as referidas como variedades são, na verdade, outras espécies.
É uma planta de clima tropical ou subtropical. Não suporta frio, e as geadas causam a morte das plantas. No seu período de crescimento, é exigente em chuvas, mas próximo à colheita o excesso de precipitação afeta o teor e a qualidade do óleo. É cultura exigente em luz (intensidade luminosa e horas de luz) e em calor.
O plantiodeve ser feito em solos areno-argiloso a francos, porosos e férteis (em matéria orgânica e em nutrientes), bem drenados e com boa exposição. É feito por meio da divisão das touceiras que, com a redução das folhas e das raízes, constituirão as mudas. Deve ser realizado no início do outono (março-abril) ou na entrada da primavera (setembro). Devem-se evitar períodos de frio e calor intenso. Osespaçamentos serão de 0,80 a 1m por 0,40 a 0,50 m, aumentados para mais ou para menos, de acordo com a fertilidade do solo. Recomenda-se efetuar o plantio em dias sombrios ou chuvosos, não deixando secar as raízes das mudas, e fazer uma boa irrigação em seguida. Constarão de replantes das falhas, de capinas, irrigações e adubações de cobertura. Não se conhecem pragas e doenças incidentes sobre estacultura. Alguns sintomas que se assemelham aos de doenças fúngicas em geral se revelam como carência de nitrogênio, potássio, ferro, etc.
A colheita é feita a partir do segundo ano, em cortes a 5 cm acima do solo. Normalmente, é possível um segundo – e mesmo um terceiro – corte a 5 cm acima do solo, em cultivos bem conduzidos. Produções de 80-100L de óleo/ha são comuns no Estado.
A duração da...
tracking img