Citricultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DA CITRICULTURA NO BRASIL


Marcelo Henrique Pereira¹
Luiz Otávio Saad²

RESUMO
A agricultura no Brasil tem mostrado um saldo positivo nos últimos anos devido o fato de ter facilidade de produção e mercado consumidor e um dos produtos mais procurados internacionalmente neste nicho de mercado é a laranja que está associada à citricultura e ao agronegócio, cuja maior parte de suaprodução está localizada no estado de São Paulo. Fazendo-se uma análise sobre este nicho da agricultura, o objetivo deste artigo é mostrar o panorama da citricultura no Brasil e seus principais desafios no cenário nacional e internacional e para isto foi utilizado, como método da pesquisa, a revisão da literatura a partir da análise de documentos, livros e artigos publicados sobre o tema. Conclui-seque a citricultura nacional possui respeitabilidade internacional e demonstra grande potencial para a economia brasileira. Porém, ainda existem barreiras para a expansão deste setor como as dificuldades de transporte, principalmente modais ferroviários e hidroviários e problemas com extravio de mercadorias, mostrando-se que a falta de escoamento da produção para os pontos de embarque de modoeficiente geram desvios de recursos, aumentando-se o custo total de produção.

Palavras-Chave: Citricultura. Produção. Suco Concentrado. Exportação. Agronegócio.


1 INTRODUÇÃO

Com a globalização dos mercados, as empresas de agronegócio vêm evoluindo com o desenvolvimento de novas técnicas desde a produção até a comercialização dos produtos e esta história evolutiva acompanha opercurso histórico, social e econômico do Brasil, uma vez que os ciclos produtivos da agricultura sempre tiveram significativa importância no contexto econômico e cultural, sendo responsável pelo desenvolvimento, expansão e riqueza de diversas cidades do interior brasileiro.
A história do desenvolvimento agrícola inicia com a chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil, quando houve aimplantação e produção de cana-de-açúcar. De acordo com Hasse (1999, apud FOFONKA, 2006, p. 133) “estudiosos confirmaram que o principio da citricultura no território brasileiro ocorreu devido à imigração destes europeus a partir de 1530/40”.
Nesta fase inicial, o cultivo de laranja tinha caráter domestico, porém devido as questões climáticas as mudas começaram a se adaptar ao territóriobrasileiro e com a queda do açúcar e a migração do café para o interior de São Paulo, o cultivo da laranja foi ganhando espaço e assim, a citricultura começou a surgir na economia brasileira, pois varias fazendas adotaram sua produção para consumo interno e levantar alguns fundos vendendo esses novos commodities nas vilas (FOFONKA, 2006; A HISTÓRIA, 2010).
Na época de 1910, o cultivo de laranja nãoera considerado um grande negócio, mas ainda existia uma possibilidade de exportação para países vizinhos, e com isso a Argentina foi a primeira a se firmar nesta transação. Dessa maneira, a exportação começou a ser um negócio além de pioneiro, lucrativo. Como a laranja era um produto muito popular e, portanto não se tinha controle da produção, a partir da década de 30 o Brasil começou a importartecnologias, e técnicos especializados para desenvolver esta cultura, com a ajuda de escolas técnicas brasileiras, procedimentos e normas próprias para exportação.
A laranja começou definitivamente a fazer parte da exportação brasileira nos anos 40, tornando-se um dos 10 produtos mais importantes na exportação do país (FOFONKA, 2006).
Segundo Pontes (2010) “Atualmente, o Brasil é o maiorexportador mundial do concentrado do suco e responsável por 85% do comércio global. A maior parte é consumida na União Européia aproximadamente 72%”.
O suco concentrado congelado, por exemplo, chamado pela indústria de FOCJ (Frozen Concentrated Orange Juice), é preparado na Europa para o consumo final, a tonelada do produto está sendo negociada a 2 mil dólares – eram 1.100 dólares em 2009...
tracking img