Citoplasma e organelas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Citoplasma

O citoplasma é o espaço da célula compreendido entre a membrana plasmática e a membrana nuclear nos eucariotos, correspondendo nos procariotos toda a totalidade do conteúdo limitado pela membrana.

Essa região contém um fluido viscoso chamado de hialoplasma, também denominado de citosol ou citoplasma fundamental, constituído basicamente por íons dissolvidos em solução aquosa esubstâncias de fundamental necessidade à síntese de moléculas orgânicas (carboidratos e proteínas).

Dessa forma, o citoplasma é considerado um colóide, onde estão imersas as organelas celulares: as mitocôndrias, os peroxissomos, os lisossomos, os cloroplastos, os vacúolos, os ribossomos, o complexo de golgi, o citoesqueleto , o retículo endoplasmático liso e rugoso, o centríolo, microtúbulos ecentrossomos.

Entre as funções realizadas pelo citoplasma estão: o auxílio na morfologia da célula, relacionada à consistência do citosol e o armazenamento de substâncias indispensáveis à vida. Seu conteúdo está em constante movimentação, caracterizado por ciclose, visivelmente analisado em células vegetais observadas ao microscópio.





Organelas
As organelas citoplasmáticas são asestruturas que ficam no citoplasma e que são responsáveis por importantes atividades da célula:

Mitocôndrias
Estrutura: estruturas membranosas.
Função: onde ocorre a respiração celular.

Peroxissomos

- São bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas, semelhantes aos lisossomos. São responsáveis por eliminar gorduras e aminoácidos e atuam no processo de desintoxicaçãodas células.
Estrutura: esféricas, envolvidos por membrana. Ele se divide por fissão.
Constituição: enzimas como a catalase, a urato oxidase e a D-aminoácidos e não possuem DNA e RNA. A catalase é uma enzima muito importante, pois ela oxida substânciastóxicas ao organismo, inclusive o álcool etílico.
Funções: oxidar substâncias orgânicas, produzir peróxido de hidrogênio, participa do b-oxidação, exporta acetil-CoA para o citossol, participa da síntese de ácidos biliares e de colesterol.

Lisossomos
Estrutura: pequenas vesículas com enzimas digestivas.
Função: digerir substâncias que penetram na célula por fagocitose ou pinocitose, além dedigerir estruturas celulares desgastadas pelo uso.

Cloroplastos
Estrutura: estruturas membranosas que contém pigmentos verdes.
Função: são responsáveis pela fotossíntese.

Vacúolos
São estruturas que têm a função de controlar a entrada e a saída de líquidos da célula por osmose. Pode ser Pulsátil (contrátil) ou de Suco Celular.
Vacúolos Contráteis: muito comum em protozoários de água doceele tem a função de controlar a quantidade de água que entra na célula por osmose para que esta não seja excessiva.
Vacúolos de Suco Celular: exclusivo das plantas contém uma solução de substâncias que define o poder osmótico da célula vegetal.

Ribossomos
Estrutura: grânulos encontrados de forma livre no hialoplasma ou aderidos no retículo endoplasmático.
Função: está relacionado com asdiversas sínteses protéicas que ocorrem no interior da célula.

Complexo de Golgi
Estrutura: conjunto de membrana em forma de sacos, que estão sempre empilhados.
Função: armazena as substâncias produzidas no interior da célula.

Citoesqueleto
Fibras protéicas especiais formam uma rede importante para a sustentação das estruturas citoplasmáticas e a manutenção da forma da célula. Essas fibrasparticipam também dos mecanismos de mudanças de forma da célula, como na emissão de pseudópodes. Essa rede de fibras protéicas constitui o citoesqueleto, que ocorre somente em células eucarióticas.

Retículo endoplasmático
Estrutura: sistema de membranas que se apresentam sob a forma de canalículos, tubos e sacos
Função: é onde circulam as substâncias fabricadas pela célula, são síntese de...
tracking img