Citoplasma e organelas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Citoplasma e Organelas




O citoplasma é o espaço da célula compreendido entre a membrana plasmática e a membrana nuclear nos eucarióticos, correspondendo nos procarióticos toda atotalidade do conteúdo limitado pela membrana.
O citoplasma é considerado um coloide, onde estão imersas as organelas celulares: as mitocôndrias, os peroxissomos, os lisossomos, os cloroplastos,os vacúolos, os ribossomos, o complexo de golgi, o citoesqueleto e o retículo endoplasmático liso e rugoso.


Organelas citoplasmáticas:Ribossomos:Estruturas não-membranosas formadas basicamente por proteínas e RNA ribossômico (RNAr). Trabalha nas sínteses proteícas que ocorrem no interior das células.Centríolos:Estruturas cilíndricas formadas a por fibras proteicas especiais do citoesqueleto. Estão relacionados a produção de cílios, flagelos e em alguns casos a divisão e ao esqueleto celular.Retículo endoplasmático:Canais delimitados por membranas lipoproteicas eles podem ser rugosos (granulosos) ou lisos (não-granuloso).

Rugoso:possui ribossomos emsua membrana que permitem que o retículo faça a síntese das proteínas.



Liso:não possui ribossomos em sua membrana e participa da síntese de lipídios.Complexo de Golgi ou Golgiense: Sacuolos interligados que se localizam próximos ao núcleo celular. Modifica e elimina as secreções proteicasdo retículo endoplasmático rugoso.







Vacúolos:São estruturas que têm a função de controlar a entrada e a saída de líquidos da célula por osmose. Pode ser Pulsátil (contrátil) oude Suco Celular.



Lisossomos:Estruturas que parecem pequenas vesículas e são ricas em enzimas produzidas pelo retículo rugoso e que permitem a...
tracking img