Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ácido graxo: são considerados componentes orgânicos, ou seja, contem carbono e hidrogênio em suas moléculas. Esses ácidos são produzidos quando as gorduras são quebradas. É solúvel a água e usadas para a energia das células. São classificadas em monoinsaturados, poliinsaturados e saturadas.
Os ácidos graxos são encontrados em óleos vegetais e são considerados “gorduras boas”.o ácido graxoessencial é um ácido graxo poliinsaturado que é sintetizado por plantas mas não pelo corpo humano e portanto deve se incluso na alimentação.Os ácidos graxos importantes para a alimentação humana são o ácido linolênico.Também são necessários para a coagulação sanguínea adequada para regulara pressão arterial, e o controle de inflamações nos casos de infecção ou lesão.

Fosfolipídios: compreendendo umaclasse especial dos lipídios são os principais componentes das membranas celulares. Todas as membranas celulares são formadas por uma bicamada de lipídica com camadas imersas. Podendo se mover livremente, se mantêm em constante reorganização por isso são chamadas de lipoprotéicas. O fato que elas podem se reorganizar evita que haja rupturas na membrana e que ela tenha uma alta capacidade deregeneração.
O fosfolipídio é resultante da ligação de um glicerídeo a um grupo fosfato. Uma de suas extremidades tem afinidade com a água (fosfato) e a outra é hidrofóbica (glicerídeo). Como as moléculas da membrana estão em constante rearranjo, elas possuem uma característica fluida, permitindo a movimentação das outras moléculas na membrana.

Glicolipídeos: são encontrados na superfície de todasas membranas plasmáticas, são moléculas lipídicas que contêm açúcar. Encontradas principalmente na monocamada não-citosólica da bicamada lipídica. Nas células animais, elas são constituídas de esfingosina exatamente como a esfingomielina.
Essas intrigantes moléculas tendem a se auto-associaram, parcialmente através de ligações de hidrogênio entre seus açúcares. Ocorrem em todas as membranasplasmáticas das células animais onde geralmente constituem cerca de 5% das moléculas lipídicas da monocamada externa. Podem auxiliar a proteger a membrana contra as severas condições freqüentemente ali encontradas (como baixo pH e altas concentrações de enzimas degradantes).

Colesterol: é um álcool policíclico de cadeia longa, considerado um esteróide, encontrado nas membranas celulares etransportado no plasma sanguíneo de todos os animais. Em pequenas quantidades, mas são também são sintetizados por plantas e fungos.
A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo. O colesterol tem um papel central em muitos processos bioquímicos, mas é mais conhecido pela associações existentes entre doenças cardiovasculares e lipoproteínas que o transportam, e os altosníveis de colesterol no sangue. O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que tem sua superfície exterior composta principalmente por proteinas hidrossolúveisO colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para sertransportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas. Existem vários tipos de lipoproteínas, e elas são classificadas de acordo com a sua densidade, as duas principais lipoproteínas usadas para diagnóstico dos níveis de colesterol são: lipoproteína de baixa densidade e lipoproteína de alta densidade.

Proteínas: metade das membranas são formadas por proteinas,desenvolvendo um papel importante de controlar a entarade saida de substancias das celulas, atuam no reconhecimento celular alem de ter ligação com as moleculas sinalizadoras.As proteinas sao cadeias aminoacidos, que se dobram em estruturas moleculares complexas.

Solubilidade da membrana: a maioria das moleculas sao disolvidas em agua, ou outro solvente simples, proteinas das membranas porem são...
tracking img