Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Citologia

Membrana plasmática:

-Possui uma película fina, resistente, elástica, reconstrói com seleção as substancias que entram e saem da célula

-Função: proteção, seleciona substancias, mantém o meio interno constante diferente no externo

-Principal propriedade: permeabilidade seletiva



Constituição química da membrana plasmática

Estudos com membranas plasmáticasisoladas revelam que seus componentes mais abundantes são fosfolipídios, colesterol e proteínas. É por isso que se costumam dizer que as membranas plasmáticas têm constituição lipoprotéica.



[pic]



As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. Contudo, este transporte somente ocorrerá se estassubstâncias forem menores do que o tamanho do poro desta proteína. As substâncias hidrossolúveis que atravessam a membrana plasmática são: água (H2O), oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), uréia, vitamina C, glicose, ácido salicílico, ácido láctico, proteínas pequenas, aminoácidos e sais minerais

No caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois amaior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo. Aqui, as substâncias não necessitam ser pequenas, necessariamente, para chegarem ao interior da célula.



A organização molecular da membrana plasmática

Uma vez identificados os fosfolipídios e as proteínas como os principais componentes moleculares da membrana, os cientistas passaram a investigar como estas substâncias estavamorganizadas.



O modelo do mosaico fluído

Segundo este modelo, a membrana biológica é uma estrutura dinâmica, fluida, cuja constituição base é uma bicamada de fosfolípidos (bicamada lipídica), sobre a qual se encontram distribuídas moléculas proteicas nela inseridas. Na face externa da membrana encontram-se hidratos de carbono ligados, quer à cabeça hidrofílica dos fosfolípidos (glicolípidos),quer às proteínas (glicoproteínas), que se pensa serem importantes no reconhecimento de substâncias.

[pic]

Proteína intrínseca ( faz parte da estrutura da membrana

Proteína extrínseca ( não faz parte da estrutura da membrana plasmática


Endocitose

Dentro célula

Permite a entrada de substancias na célula. Através de vesículas limitadas pormembranas, a que se dá o nome de vesículas de endocitose ou endocíticas. Estas são formadas por invaginação da membrana plasmática.

1) Fago.citose –

Comer célula

• É a entrada de partículas sólidas na célula.
• Importante na alimentação de alguns organismos, como os protozoários.
• Exemplos: leucócitos – célula de defesa
Fagossomo – é a estrutura que guarda a bactéria paradepois digerir
[pic]

2)Pino. citose

Beber célula

É a entrada de substancias liquidas nas células
Exemplo: células intestinais – absorção de nutrientes
Ribossomo- é vesícula que se forma englobando a substancia liquida
[pic]


Exocitose

Saída célula



Saída de substancias da célula



[pic]



ESTRUTURAS CELULARES I
(membrana plasmática) Tudo que existe, e que é indivualizado, precisa se separar do seu meio exterior por algum envoltório. Por exemplo, uma casa é separada do meio externo por paredes, pelo piso e pelo teto.

Imagine agora uma célula sem um envoltório. Como seria sua composição? Certamente, semelhante àquela encontrada ao seu redor. Sem esse envoltório, provavelmente a célula nem existiria.

Assim,o papel principal da membrana plasmática é delimitar a célula, em outras palavras, separar o conteúdo citoplasmático do meio em que ela se encontra. Por isso, começaremos nosso estudo sobre as estruturas que formam a célula pela membrana plasmática.

Quais as substâncias que formam a membrana plasmática?

Antes de responder a esta pergunta é importante lembrar que tanto o...
tracking img