Citologia

Páginas: 2 (422 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Sobre o complexo de Golgi, diga:

a)como é formado?

O complexo de Golgi é formado por uma série de sacos achatados e empilhados uns sobre os outros. Cada conjunto destes sacos recebe o nome dedictiossomo.

b)com que organelas ele se relaciona mais diretamente?

O complexo de Golgi se relaciona com o retículo endoplasmático granuloso que transportam as proteínas fabricadas nos ribossomospara dentro do complexo de Golgi por meio de vesículas.

2)Caracterize os lisossomos quanto à forma.

São corpúsculos normalmente esféricos cujo interior apresenta uma grande quantidade deenzimas que degradam (quebram em pedações pequenos, ou seja, digerem ou destroem) moléculas grandes ou organelas envelhecidas.

3)Explique a função autofágicas e heterofágica dos lisossomos.

Funçãoheterofágica – Digerir produtos oriundos da fagocitose e da pinocitose. Função autofágica – Pode ser de dois tipos: autofagia (digestão de organelas e estruturas da própria célula)e autólise (pelo rompimento da membrana lisossômica, as enzimas vazam para o citoplasma destruindo completamente a célula).

4)Cite três doenças humanas relacionadas com disfunções dos lisossomos.A silicose, que ocorre em trabalhadores que lidam com amianto (que contém sílica). As partículas silicosas são fagocitadas pelas células dos pulmões e acumulam-se nos seus lisossomos. Como elas sãoconstituídas por cristais, acabam perfurando a membrana dos lisossomos, deixando vazar seu conteúdo enzimático, que passa a digerir a célula, destruindo-a. A doença de Tay-Sachs, que causa retardomental e leva à morte nos primeiros anos de vida. As pessoas nascem com deficiência de uma enzima do lisossomo que acumula uma substância (gangliosídeo GM2) que altera o funcionamento lisossômico,principalmente nas células cerebrais, provocando o quadro característico. A doença de Pompe resulta da incapacidade de enzimas lisossômicas degradarem o glicogénio. Este se acumula em grandes quantidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Citologia
  • Citologia
  • Citologia
  • Citologia
  • CITOLOGIA
  • Citologia
  • citologia
  • Citologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!