Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Estadual Dom Pedro I









Trabalho
De
Biologia





Aparecida de Goiânia, 29 de maio de 2013
Colégio Estadual Dom Pedro I
Nome: Roberta Alerrane Oliveira Machado
Série: 1º ano
Turma: “F”
Turno: Matutino





Tema: Citologia








Aparecida de Goiânia, 29 de maio de 2013.
Introdução
Citologia é uma disciplina, do ramo da Biologia, cujoobjetivo é o estudo das células no que diz respeito as suas características, propriedades, funções, organelas, estruturas, ciclo de vida e interação com o meio ambiente. A Citologia busca o entendimento do funcionamento dos sistemas celulares, como as células são reguladas e o funcionamento de suas estruturas.
A Biologia Celular, ou Citologia, é uma parte fascinante da biologia. Tanto ela, como inúmerasoutras ciências, só puderam e só podem avançar depois do avanço dos equipamentos de observação e análise.
Isso leva-nos a uma conclusão simples:  ainda há muito o que aprender em relação às células. Contudo, atualmente, as maiores descobertas estão vindo por parte de genética e da bioquímica, explorando um mundo ainda menor que as células.Organelas Citoplasmática (celulares)



Nas células dos seres eucariontes há um espaço entre a membrana plasmática e a membrana nuclear. Este espaço é denominado Citoplasma.
O Citoplasma é composto pelo hialoplasma, uma matéria coloidal (viscosa). No Citoplasma,encontramos as organelas celulares (componentes de uma célula animal).
As Organelas Citoplasmáticas são estruturas que ficam no citoplasma das células animais e vegetais, e que desempenham importantes funções.
O citoplasma na célula animal tem a função de:
- Favorece a estrutura da célula, mantendo sua consistência e forma.
- Armazenamento de substâncias químicas essenciais para a manutenção davida.
Organelas citoplasmáticas das células animais:
- Ribossomos
- Retículo endoplasmático liso
- Retículo endoplasmático rugoso ou granuloso
- Centríolo
- Complexo de Golgi
- Lisossomos
- Mitocôndria
Cada uma dessas organelas citoplasmática dentro das células animais realizam uma determinada função. É o que veremos a seguir quais são essas funções.



Ribossomos

Presentes emtodos os seres vivos são grãos formados por ácido ribonucléico (RNA) e proteínas. Nas células eucarióticas, os ribossomos podem aparecer livres no hialoplasma ou associados a membrana do retículo (RE rugoso). É nos ribossomos que ocorre a síntese das proteínas. A síntese é feita através da união entre aminoácidos, sendo o mecanismo controlado pelo RNA. Este é produzido no núcleo da célula, sob ocomando do DNA. O RNA, apoiado num grupo de ribossomos chamado polirribossomo ou polissoma, comanda a sequência de aminoácidos da proteína. Durante esse trabalho, os ribossomos vão "deslizando" pela molécula de RNA, à medida que a proteína vai sendo fabricada.

Retículo Endoplasmático

O citoplasma das células eucariontes contém inúmeras bolsas e tubos cujas paredes têm uma organização semelhanteà da membrana plasmática. Essas estruturas formam uma complexa rede de canais interligados, conhecida pelo nome de retículo endoplasmático, que pode ser de dois tipos: Rugoso (granular) e liso (a granular). O rugosa, ou ergastoplasma é formado porsacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de ribossomos aderidos à sua superfície externa. O liso é formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomos aderidos, portanto de superfície lisa.
Os dois tipos estão interligados e a transição entre eles é gradual, observando o retículo endoplasmático, partindo do rugoso em direção ao liso, vemos as bolsas...
tracking img